PADRÃO ÁGUIAS PRESTA AJUDA HUMANITÁRIA EM ICONHA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Instituição auxilia o gerenciamento da crise durante as chuvas no município capixaba e deixa o seu legado da educação pelo exemplo

A Organização dos Águias escreveu mais um importante capítulo da sua história cumprindo a sua finalidade em estar presente e atuante na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida. Envolvidos na missão de prestarem auxílio e orientação técnica às forças públicas após a tragédia ocorrida no dia 17 de janeiro/2020 no Município de Iconha, no Sul do Estado do Espírito Santo a Equipe especializada de Intervenção em Situação de Emergências e Desastres percorreu mais de 400km de distância para levar experiência em forma de solidariedade humana e amor ao próximo.

No período de 22 a 26 de janeiro/2020, Expedicionistas da 1ª e 2ª Brigada Verde do Padrão Águias em missão de Ajuda Humanitária e Resposta ao Desastre prestaram importante auxílio no município de Iconha no Estado do Espírito Santo, realizando o controle de ordem, orientação de procedimentos estruturais, controle e logística na central de armazenagem e distribuição de alimentos, materiais e suprimentos, coordenação e orientação de pessoal voluntário, vigilância de estrutura pública e comando de procedimentos na mediação de conflitos.

Os Águias sob o comando do Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel concentraram esforços para organizarem as estruturas, montadas na Associação dos Caminhoneiros do Sul do Estado do Espírito Santo – ASCAMES, organizaram e controlaram importantes armazéns de todos os tipos de donativos, além de contribuírem significativamente com a mediação de conflitos. Durante a permanência na Missão 886, intitulada Operação Lamaçal os Águias puderam observar diversos pontos da cidade para avaliarem a situação e constataram a dura realidade de uma catástrofe natural que destruiu casas, arrancou estruturas, desalojou pessoas e mexeu com a vida da aprazível cidade capixaba. Por todos os lados um olhar desolador, um verdadeiro mar de lama, num cenário de guerra da resposta da natureza. Estruturas destruídas pela imensa onda de lama que assolaram a vida do povo inconhense e numa velocidade absurda arrastou tudo que encontrou pela frente. Após 5 dias da terrível enchente o centro urbano parecia ter sido bombardeado a vida de todos e modificado drasticamente, causando dor e impotência para aqueles que ainda estavam contabilizando o prejuízo avassalador e causando descontrole emocional, físico e social. Mas, os iconhenses não se intimidaram em abrir os braços e o coração para receber a ajuda de quem estava disposto a dividir a dor e a compartilhar o amor. Muitos voluntários e colaboradores de todos os lugares se uniram para num gesto de solidariedade capaz de mover quaisquer obstáculos para estruturar os locais de recebimento e armazenagem de roupas, alimentos, materiais de limpeza e água potável.

A missão de Ajuda Humanitária nº 886 ao município capixaba de Iconha faz parte das estratégias da Operação Verão, instituído pelos Águias para prestar auxílio às Forças Públicas nas situações de calamidades e emergências sociais e ambientais, principalmente em épocas de intensas chuvas no período do verão. Durante os dias na guerra da lama, a equipe dos Águias acompanhada por um grupo de 200 voluntários compartilhou carinho, dedicação, solidariedade e amor aliados ao cansaço físico e mental para acolher a quem necessitava. Por todos os lados na imensa montanha de doações de roupas, água e alimentos, mãos generosas completavam o sorriso uns com os outros para consolidar à integridade da vida.

“ONDE TEM UM CORAÇÃO PULSANDO TEM SEMPRE ALGUÉM À ESPERA DE AMOR”

Cleiton Pimentel Comandante Chefe do Padrão Águias e Márcio Raphael Comandante da 2ª Brigada com o Prefeito Municipal de Iconha, Sr João Paganini – Reconhecimento e Gratidão aos trabalhos de Ajuda Humanitária dos Águias

Difícil descrever em palavras a emoção vivida num cenário trágico onde tudo parecia estar perdido. O compromisso pela vida e o amor pela humanidade deve fazer parte de todas as nossas atitudes. Esse é o grande exemplo dos Águias, que não mede esforços para pisar na lama e ultrapassar obstáculos para demonstrar os seus valores de Altruísmo, Generosidade, União, Integração e Amizade. Em meio à destruição provocada pela lama, um livro que conta a história do município permaneceu intacto e foi presenteado à equipe dos Águias, que há dias longe de casa também encontrou forças para vencer os obstáculos num verdadeiro amor sem fronteiras. O prefeito Municipal de Iconha, Sr João Paganini ressaltou emocionado a importância da intervenção do Padrão Águias na organização e controle de ordem da Central de Armazenagem e distribuição de materiais, alimentos e suprimentos e destacou a efetividade da metodologia adotada para o gerenciamento e mediação dos conflitos existentes.

Valorosa equipe da Missão 886 com a Secretária de Desenvolvimento Social, Srª Priscila Paganini

A Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Priscila Paganini agradeceu ao Padrão Águias pelo trabalho concentrado de apoio, organização, orientação e ressaltou o empenho da equipe para a manutenção da ordem social e controle organizacional. A equipe do Governo Municipal se reuniu com a equipe dos Águias para ouvir as orientações importantes para o enfrentamento da crise. A Secretária enalteceu a conduta do Padrão Águias e ressaltou a importância do empenho de todos para a reconstrução do município que passa por um momento muito difícil.

O Mestre dos Águias destacou o empenho que sua instituição vem abraçando ao longo de 34 anos de existência e pontuou a importância da preparação de equipes especializadas para prestar auxílio à humanidade. Cleiton enfatizou o árduo trabalho realizado no controle de ordem e nas orientações à população atingida e aos órgãos públicos, ressaltando a capacidade técnica e operacional de sua equipe. O Mestre falou da generosidade do povo capixaba pela acolhida, pela união para ajudar ao próximo e, principalmente do coração doador.

Para constar na história dos ideais de amor e respeito à vida explicitamos aqui o relato do diário de bordo do Comandante da Missão, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, citando o retrato da missão 886

O RETRATO DA MISSÃO 886

OPERAÇÃO LAMAÇAL

Município de Iconha no-Estado do Espírito Santo, 22 a 26 de janeiro/2020

É preciso dividir a dor e compartilhar o amor

Prezados Expedicionistas e amigos

Ainda nos recuperando das dores físicas, do cansaço das limitações do corpo e com a alma lotada de esperança e resiliência, é preciso que paremos um pouco para um breve descanso.

Em palavras de gratidão, com a emoção incontrolada que faz os olhos enxergarem embaçados com a mistura de lama que constantemente lubrificam o chão, o nosso sentimento é imensurável.

Não temos condições de traduzir o que vimos, o que sentimos, o que fizemos e, acima de tudo o que pudemos transformar. Pessoas carentes, perdidas, confundidas, com a expressão de dor espalhada pelo rosto e um amor no coração capaz de mover qualquer barreira. O corpo físico cansado, mas a alma vibrante, o espírito presente para enfrentar os desafios de reconstruir aquilo que foi destruído pela força incontrolável da natureza. O homem modificou a natureza e a natureza modificou o homem. A retribuição é muito dura. A tudo isso resta a esperança de erguer a voz contida e o amor capaz de vencer.

Da mesma forma que é necessário revolver a terra para semear uma nova vida é preciso recomeçar na dor para colher as novas oportunidades para vencer

Durante os 5 dias da trágica passagem da lama conhecemos e nos envolvemos com pessoas de todos os lugares, de todas as identidades, desejos, vontades, virtudes, mas, com um sentimento de amor nas atitudes. Pessoas abnegadas que doaram o seu tempo para acolher às vítimas. Pessoas simples, guerreiras na fé e na capacidade de enfrentar grandes desafios.

É preciso pensar que todos nós somos vítimas desta imensurável e avassaladora onda de lama que devastou a cidade. A natureza foi modificada pelas mãos do homem. Um dia ela pede passagem.

A tragédia é a coisa mais democrática que existe. Ela não poupa, não segrega, não escolhe… ela atinge a todos de maneira igual. Talvez seja uma forma de alcançar todos os seres humanos (mortais) de uma forma unificada. Ninguém escapa daquilo que vem de Deus.

A missão 886 está escrita no Capítulo 34 do grande livro da história dos Águias e, sem dúvida nenhuma desta vez foi escrita com lama e um sentimento de amor uns pelos outros. De repente, um sorriso para enfrentar as dificuldades. E muitas vezes quando alguém estava sorrindo, o coração estava chorando.

Tenho um orgulho imenso da minha querida tropa de Expedicionista que é o exemplo de profissional, da postura, da disciplina, do procedimento, do caráter e da licitude, aliadas aos princípios institucionais de atuar na defesa do Meio Ambiente na Preservação da Integridade da Vida.

Parecendo clichê… o que falar do nosso Diplomata Márcio Raphael (comandante da 2ª Brigada)? Um líder nato, vibrante e dotado de notória capacidade de agir em situações extremas de relacionamento humano até nos momentos mais conturbados. Márcio, envolvido de cumprir o seu staff de comandar o controle e a mediação da Central de Armazenagem e Distribuição de Alimentos, Suprimentos e Materiais demonstrou equilíbrio, engajamento e liderança com os voluntários na missão.

O que dizer da documentarista designada Carina Rosa (Mulher guerreira) ? Uma líder metódica e sensível. Mesmo com a emoção contida no rosto e com o peso do cansaço físico ergueu a forma do sorriso no olhar e deu forças a quem precisava de uma simples conversa. Carina deixou em casa o seu esposo e filha de 04 anos para unir a saudade e a busca constante pela capacidade de amar ao próximo.

O que falar de Gustavo Viana, designado Ajudante de Ordens do Comando. Compenetrado na missão usou a sua calma e tranquilidade até nos momentos mais difíceis do conflito. Viana, não mediu esforços para cumprir todas as missões muitas vezes pensadas sem solução. Aliou o seu sorriso com sua liderança aliada às normas de conduta disciplinares para desempenhar o papel de secretariar o comandante da missão.

O que dizer da guerreira Daniele Soares? Dotada de uma incrível capacidade de acolher o conflito e ouvir a dor e a ira das pessoas, Daniele mostrou a simplicidade na forma eficiente de agir em benefício do outro. Responsável pelo registro das mãos voluntárias, usou a sua determinação para orientar a todos que seriam fundamentais em cada um dos 10 setores de trabalhos. Agiu com presteza e respeito, analisou situações e dirimiu dúvidas e sentimentos para o bom desempenho de todos

O que falar de Ameliane ? Desafiando o desconforto do coturno e das noites quase sem dormir não se intimidou em estar presente e atuante nas horas extremas para o bom cumprimento da missão.

O que posso falar de Jordeci Assis, um cara simplesmente espetacular que usa o seu jeito competente para acalmar e para mostrar o equilíbrio nas formas de agir. Assis conquistou em poucos minutos a amizade do grupo de voluntários e com um jeito muito especial de observar as coisas demonstrou a quem o seguia nos procedimentos a capacidade de fazer.

E o que falar de um pequeno gigante ? O menino guerreiro Thiago Mendes, subcomandante da missão. Mendes ocupou uma das mais complexas funções numa situação de conflitos. Foi o responsável pelo transbordo (um setor elétrico de entrada e saída de tudo… inclusive de confusões). Responsável pela expedição de materiais e suprimentos, Mendes honrou os seus conhecimentos e experiência e mostrou além do controle emocional. Mostrou como age um grande líder.

NÃO ME CANSO DE DIZER “TENHO IMENSO ORGULHO DE TODOS VOCÊS”

Diante de todas as situações, o trabalho árduo e permanente pudemos conviver com equipes de trabalho sob o nosso comando, equipes de funcionários, autoridades e voluntários que nos auxiliavam nos mais diversos tipos de trabalho. Todas essas pessoas foram decisivamente importantes para o sucesso da missão.

Mas, se tivermos que destacar algumas dessas, sem dúvida nenhuma podemos destacar a equipe fantástica do município de Iconha. O Alessandro (grande guerreiro) que em momento nenhum deixou-se abater pelos problemas e seguiu firme em todos os dias na dura missão de desafiar o sono e o cansaço físico e mental. Camila, com o sorriso estampado no rosto e pulso firme na busca de soluções para o bom andamento de tudo. A Gabriela, menina guerreira, bonita e simpática que jamais se abateu diante dos conflitos e ainda conquistou o coração de um Friburguense. A Patrícia com postura de Coronel não se furtou em tomar decisão em nome da boa missão e atuou incessantemente em defesa do município. A Alessandra, pessoa equilibrada envolvida na missão de cumprir procedimentos e analisar situações. Pessoas que convivemos poucos dias e que guardaremos para sempre no coração.

E o que falar de um batalhão de voluntários ? De coração apaixonado por servir ao próximo. Não conseguimos citar todos, mas alguns nos marcaram para a vida toda. A equipe da Cozinha liderada por Bruno, Pauliana e Micail e o garoto espetacular Daniel, um gigante em todos os sentidos. Sua presteza e o amor por servir nos deu forças em todos os momentos. A Zenilda e seu enteado Lucas num exemplo de dedicação e amor ao próximo. Seguramente, no coração já integram à nossa Instituição porque coadunam com os nossos princípios. O menino Lucas (de apenas 15 anos de idade) nos emociona quando lembramos do seu entusiasmo, do seu engajamento em benefício do outro. Lucas nos faz lembrar a origem do Padrão Águias, que em seu início recrutava meninos para se tornarem protagonistas de uma história de amor pela vida. Observamos também um jovem educado e vibrante nas suas ações. Estamos falando de Marques, um garoto simples e de coração bom que analisa situações de conflito com olhar das situações e não se intimida em tomar decisões. A menina Adriele com a sua mãe se mostrou gigante e distribuiu engajamento, responsabilidade, garra e simpatia para o bom andamento dos trabalhos. Sr Edivaldo, um homem simples de coração grande, aliou a simpatia com a garra e competência nas missões que lhe foram atribuídas. A Jaqueline, simpática, metódica e competente nas mais difíceis ações, especialmente na triagem e organização de materiais. Jaqueline sorria com os olhos e não se intimidava em vencer o cansaço. Tadeu Freire, um grande líder (grande mesmo !) que coloca o seu coração nos princípios deixados por Jesus Cristo. Tadeu com a sua equipe de jovens da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi um dos pilares da energia de amor que moveu os trabalhos na imensa luta de amor ao próximo. Cada ovelha do seu rebanho retrata o caráter de uma pessoa do bem.

Para encerrar, não podemos nos esquecer da simpatia e o respeito de um Prefeito, simplesmente espetacular. Sr João Paganini, Prefeito Municipal de Iconha demonstrou amor e emoção nos momentos em que visitava a Central de Armazenagem de Alimentos e Materiais e teve a certeza de que a quantidade de doações recebidas demonstra amor ao povo Iconhense. A Priscila, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, pessoa simples e de pulso forte, que cultiva um valor imensurável de respeitar aqueles que tem o conhecimento para a resolução das dificuldades e superação dos problemas. O Leonardo que cultiva simpatia e bom humor. Em poucos minutos que nos conheceu, parecia que existia uma amizade antiga. Nosso destaque também a um Empresário consciente, benevolente e que demonstra o seu verdadeiro papel de ser humano neste mundo. Estamos falando do Empresário Valquimar, o Vaval. Um cara simplesmente espetacular.

Tudo isso são pequenos trechos de um grande quadro desenhado pelas mãos do Criador. O que nos remete a uma assertiva de que “Existem pessoas que a gente conhece, outras, Deus nos apresenta”. Foram dias inesquecíveis na “guerra”. Choro de emoção, lágrimas de satisfação, sorrisos incompreendidos das relações amistosas entre seres humanos. Momentos marcantes que guardaremos para sempre. É preciso muitas vezes acontecer a força da Natureza para descobrirmos a força do amor ao próximo.

Com a certeza do dever cumprido e com a necessidade de continuarmos a nossa missão, em breve estaremos de volta.

Águias Sempre Águias ! Para sempre, Presentes e Atuantes

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: DIVULGAÇÃO

 CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments