PADRÃO ÁGUIAS INICIA OPERAÇÃO VERÃO 2018 / 2019

Instituição inicia os trabalhos para atuar no auxílio em situações de emergências e calamidades no período crítico das chuvas

A Organização dos Águias, inicia nesta segunda-feira, 15 de outubro/2018, a 28ª Operação Verão, que consiste em plantões metódicos e organizados de equipes do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos para o auxílio às forças públicas, comunidades e autoridades para o enfrentamento das adversidades causadas na época de intensas chuvas. As equipes permanecerão monitorando os estágios de vulnerabilidades no período de 15 de outubro/2018 a 31 março/2019, atuando de forma preventiva-educativa e no auxílio imediato aos Órgãos de Proteção e Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e outras forças que necessitarem da intervenção dos voluntários-humanitários.

Formadas por Expedicionistas especializados em atuação e intervenção em calamidades e emergências e de profissionais Apoiadores Técnicos treinados para situações adversas, as equipes dos Águias vem desempenhando importante papel na consolidação de bons resultados, tendo atuado com méritos onde desempenham ações de aplicação na redução de riscos a desastres e na implantação de uma cultura segura, especialmente em áreas mais críticas dos municípios da região serrana do Rio de Janeiro e em qualquer parte do território nacional. Em Dezembro/2017 e em Janeiro / 2018, as equipes se deslocaram até os Municípios de Santa Cruz do Escalvado e de Rio Casca, Zona da Mata Mineira para prestar os auxílios no controle de ordem, segurança estrutural de áreas vulneráveis, guarda de patrimônio público, organização logística e orientação pós catástrofe, durante a grande enchente que abalou as regiões do Estado de Minas Gerais.

Nos últimos 28 anos em que a Operação Verão foi organizada pela Instituição, os Águias vem desempenhando intenso trabalho em várias localidades, principalmente atuando no controle de ordem, administração de abrigos de emergência e proteção civil, controle e montagem de central de armazenagem de alimentos, equipamentos estruturais e materiais de logística, evacuação de áreas vulneráveis e em perigo iminente, transporte e resgate de feridos, auxílio estrutural, permanência e vigilância em áreas e estruturas colapsadas, além de orientação preventiva e prestação de ajuda humanitária.

Ressaltamos as palavras do Presidente da Associação de Moradores do Vale da Revolta, Judas Tadeu Florêncio, quando destaca a participação e o grande apoio que o Padrão Águias vem desempenhando na comunidade nos últimos anos e enfatiza a importância da Organização para o controle e decisões firmes, o que facilita as ações nas situações de emergências em que há a necessidade de conhecimentos técnicos e de preparação operacional que são peculiares dos Expedicionistas. Tadeu falou das dificuldades encontradas no período das chuvas e agradeceu o empenho dos Águias para tornar mais tranquila a administração nas situações de crise quando o desastre se instala.

Em Teresópolis, a 1ª Brigada Verde está estruturando a Base de Controle e Apoio (BCA) na comunidade do Vale da Revolta, região de alto índice de vulnerabilidade e risco. Sob o Comando do Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva, Comandante do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos, a equipe de Estratégia Operacional esteve na localidade na noite do dia 13 de outubro/2018 (durante a formação de uma tempestade) para conversar com o Líder Comunitário Judas Tadeu Florêncio e alguns moradores sobre todos os procedimentos operacionais para o desenvolvimento de apoio e de controle durante os períodos críticos de intensas chuvas.

As Brigadas Verdes que são formadas por Expedicionistas (profissionais formados e treinados para vencer todos os tipos de obstáculos com o objetivo de defender o meio ambiente e atuar na preservação da integridade da vida, em quaisquer situações, respectivamente a 1ª Brigada Verde (em Teresópolis) e a 2ª Brigada Verde (em Nova Friburgo) se preparam o ano inteiro para estarem de prontidão nas épocas mais críticas das chuvas e intensa estiagem. Os trabalhos da Operação Verão deste ano já tiveram início em áreas de risco no município de Nova Friburgo. Os Águias da 2ª Brigada Verde em parceria com a Defesa Civil friburguense e outras forças públicas estão percorrendo as comunidades para orientarem os moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso de intensas chuvas.

Fabiano Bernardo destacou o empenho do líder da comunidade e enalteceu a integração das equipes para se fortalecer para intervir na proteção necessária nas situações de emergências. Bernardo ainda frisou a responsabilidade e o respeito pelas condições dignas com que todos devem ser tratados, especialmente na forma com que a comunidade recebe as equipes do Padrão Águias.

O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel destaca o engajamento da Instituição para contribuir de forma significativa para a integridade da Vida e ressalta a participação de colaboradores e voluntários para se integrarem na constante busca pela solidariedade humana e amor ao próximo. Cleiton enfatiza a necessidade de se plantar uma cultura de paz e entendimento da prevenção, além do conhecimento de todos para se comportarem adequadamente em situações calamitosas.

Pimentel enaltece a filosofia dos Expedicionistas para que todos sigam o exemplo do bem servir “É seguindo as dificuldades e ultrapassando todos os obstáculos no caminho, enfrentando o sol escaldante, as manhãs geladas, as torrentes chuvas e tempestades, com os pés sangrando e mãos calejadas, com infinitas dores do cansaço físico, desafiando a fome e o sono, que aprendemos a superar as adversidades para salvar vidas”. Este deve ser o legado do verdadeiro Expedicionista do Padrão Águias da Aventura Objetiva, sempre Presentes e Atuantes.

FIQUE VIVO:
Procurem sempre orientação à força pública: 
Defesa Civil: 199 / Corpo de Bombeiros: 193

ENTRE EM CONTATO CONOSCO
 Padrão Águias (21) 2743 6334 e WhatsApp (21) 9 9687 5634

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)   –   FOTOS: DIVULGAÇÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments