PADRÃO ÁGUIAS REALIZA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O PROJETO BANCO DE MUDAS

Evento Educativo marcou as comemorações do mês da árvore

A Organização dos Águias encerrou com méritos as comemorações alusivas ao mês da árvore e chegada da Primavera. O evento educativo realizado no domingo, 30 de setembro/2018, na Base Avançada, em Santana, 2º distrito de Teresópolis, reuniu Expedicionistas, Técnicos e Apoiadores da Instituição, a Professora Liane Pitombo, da Floresta-Escola do Centro Universitário Serra dos Órgãos e membros da Igreja Assembleia de Deus Visão Missionária.

Com o objetivo de dinamizar uma oficina pedagógica sobre o Projeto Banco de Mudas, os Águias escreveram mais um importante capítulo de sua experiência e vivencia da Educação pelo exemplo. A oficina, conduzida pelo Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel e auxiliada pela equipe técnica oportunizou o conhecimento da história e desenvolvimento do Projeto que cresce a cada dia mobilizando pessoas, grupos e empresas para a gestão sustentável do resíduo sólido constituído de copos de plásticos polipropileno e a reutilização destes para a produção de mudas de árvores.

O público pode praticar desde a preparação adequada do copinho, furação, montagem dos processos para a compostagem, formação do substrato composto e semeadura, além de receberem importantes informações a respeito de todo o processo de armazenagem nas sementeiras, aclimatação, transporte para os canteiros e rotulagem. Após as explicações, os participantes realizaram a semeadura de um lote de aproximadamente 200 paineiras e 50 ipês tabaco, que ficarão germinando na incubadora central, além de terem recebido uma muda de árvore como marca de sua participação.

O Diácono Luiz Felipe, líder do Grupo Jovem da Igreja destacou a sua alegria de estar participando de tal evento e frisou o valor da vida e da paixão pelo que se faz para cumprir, de fato, os propósitos de cada ser humano no Planeta. O representante da Igreja ressaltou a importância da idealização do Projeto para consolidar à participação ativa e cidadã. O Líder Religioso destacou, ainda, que o Projeto se pauta pela junção da família e que cada vez mais deve se preocupar com a inclusão social e investir em pessoas, porque incluir o ser humano é oportunizar a melhor qualidade de vida, restando às iniciativas da Instituição ser conhecida e reconhecida por onde passar. A professora Liane Pitombo, agradeceu a oportunidade de ter participado da oficina e falou da importância dos impactos do projeto, especialmente pelo exemplo altruísta colocado em prática, além da maturidade e filosofia de se aprender a se educar primeiro para que se possa educar o outro.

Jaciara Santos frisou a importância de estar trabalhando para a disseminação dos propósitos da Instituição e para a consecução dos resultados do Projeto, cujo resultado se consolida na preparação de multiplicadores. Jaciara enalteceu a participação de todos e a necessidade da integração para se atingir resultados eficazes.

O Mestre dos Águias falou da necessidade de se cumprir o papel de cidadão diante do Planeta e ressaltou que não bastam apenas ideias se não houver atitudes para transformar a realidade. Cleiton enfatizou a dimensão socioambiental do Projeto e os princípios dos Águias em atuar na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida.

Parabéns ao Padrão Águias pela brilhante atuação.
Sempre Presentes e Atuantes.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: CLEITON PIMENTEL / FÁTIMA SOUZA

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments