PADRÃO ÁGUIAS REALIZA OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE “GERMINAÇÃO DE SEMENTES” PARA A FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO UNIFESO

Atividade Educativa destacou a experiência do Projeto Banco de Mudas para o desenvolvimento da Floresta Escola, em Teresópolis, RJ

A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais uma importante ação ambiental e educativa. No último dia 23 de novembro/2019, Professores e Estudantes do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), Jovens Talentos do Ensino Médio e equipe Técnica Ambiental dos Águias se reuniram na Base Avançada, em Santana, 2º Distrito, em Teresópolis, para uma oficina pedagógica sobre germinação de sementes. Tendo como base às experiências do Projeto Banco de Mudas, os participantes puderam trocar importantes experiências para serem adotadas no desenvolvimento da Floresta Escola, instalada na Fazenda Campus Paraíso, área reservada da Instituição de Ensino Superior.

Dinamizada pelo Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, pela Gestora do Banco de Mudas, Jaciara Santos e pelo Diretor de Projetos Edmo Gonçalves, a oficina pedagógica fomentou as importantes oportunidades pelo desenvolvimento de iniciativas sustentáveis para a produção de mudas de árvores e outros vegetais, especialmente nas estruturas iniciais das plantas. A essas iniciativas, o Banco de Mudas chancela a possibilidade de se fazer a gestão do resíduo sólido plástico com a reutilização copinho de polipropileno que são descartados inadequadamente em grande volume numa cultura social ainda muito perversa. A iniciativa do Banco de Mudas já recolheu cerca de 900 mil copinhos e produziu 20 mil mudas de árvores, utilizando como base a estrutura desses que seriam apenas lixo.

No desenvolvimento da Oficina, o Mestre dos Águias proferiu aula expositiva explicando as técnicas e procedimentos sobre as sementes e as mudas destacando todo o processo de desenvolvimento da planta desde a eclosão/germinação até a transferência definitiva. Cleiton enfatizou a importância de se observar os processos dos elementos do clima como pressão, umidade e temperatura que são determinantes na formação da identidade vegetal.

Jaciara Santos, falou da importância de se adotar uma postura pessoal para cuidar da vida, frisando a maneira simples e objetiva com que alunos e professores se conduziram durante a atividade. A coordenadora do Banco de Mudas fala da satisfação de proporcionar a troca de conhecimento com os Estudantes de Ciências Biológicas, destacando como algo extraordinário, pois escreve mais uma história de sucesso nos propósitos da Instituição, cujos resultados foram notoriamente observados com o entusiasmo dos participantes. “Foi um momento rico de muito aprendizado para todos, principalmente no estreitamento de laços entre os Águias e a Universidade para uma próspera parceria”. Satisfação e honra destacada por Edmo Gonçalves, egresso do Curso de Ciências Biológicas do UNIFESO, enaltecendo a participação de alunos do Curso de Biologia, jovens talentos do ensino médio e bolsistas de iniciação científica de respeitáveis Instituições como CNPQ e FAPERJ. “Considero um marco para a Instituição oferecer a nossa experiência e poder contribuir com o aprimoramento no uso de técnicas na formação dos futuros biólogos, especialmente voltados para a análise das sementes e na produção de mudas”.

Com entusiasmo e focado no assunto em discussão, o professor Biólogo Carlos Alfredo Franco Cardoso, Coordenador do Curso de Ciências Biológicas agradeceu a oportunidade de participar de tão importante encontro que, de fato, muda a visão de professores e alunos na adoção de medidas eficazes para as práticas do trabalho de campo e declarou a intenção de se pactuar uma parceria específica para a Floresta Escola adotando as experiências do Banco de Mudas. Entendimento também destacado pelo Professor Alexandre Magno sobre a importância do Projeto para o desenvolvimento de ideias para o plantio de árvores, o que fortalece o envolvimento da comunidade acadêmica a partir de práticas de iniciativas que envolvam as ciências biológicas na qualidade de vida. Integração e parcerias enaltecida pela professora Liane Pitombo, coordenadora da Floresta Escola que sugeriu um mapeamento de matrizes para o recolhimento de sementes, principalmente na região das florestas do município, especialmente na região de Santa Rita e em áreas do próprio campus Paraíso, onde está situada a Floresta Escola.

O Mestre dos Águias, ao finalizar as atividades declarou satisfação em receber a comunidade acadêmica do UNIFESO para a troca de experiências, enfatizando a honra em poder contribuir para o desenvolvimento científico e na construção de profissionais engajados com a qualidade de vida. “Na constante busca pelo conhecimento, importantes resultados só acontecem quando se tem comprometimento nos propósitos de se empenhar para o cumprimento dos ideais que se propõem. Esse é o nosso lema e deve ser sempre o nosso legado. Presentes e Atuantes“.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: Divulgação

 CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO

Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ0 0 155 

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments