PADRÃO ÁGUIAS PARTICIPA DE EVENTO DE BOTÂNICA NO PARQUE NACIONAL DA SERRA DOS ÓRGÃOS

Oficina coordenada pela Drª Dalva Matos da Universidade Federal de São Carlos apresentou as principais pesquisas sobre vegetais de espécies exóticas e invasoras

A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais um importante evento de capacitação e de pesquisa científica. Com o apoio do Centro de Referência em Biodiversidade da Serra dos Órgãos, a oficina aberta “Espécies exóticas e invasoras” realizada no dia 07 de outubro/2019, no Auditório O Guarani, na Sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em Teresópolis, reuniu Estudantes e Profissionais de Ciências Biológicas, Brigadistas, Pesquisadores e gestores de Unidades de Conservação. O público presente pode assistir as apresentações da Drª Dalva Matos, pesquisadora, Titular do Departamento de Hidrobiologia  da Universidade Federal de São Carlos e participar das importantes discussões sobre o tema, especialmente em áreas em expansão degradada causadas por incêndios florestais e dispersão de sementes por animais e de manejo inadequado.

Drª Dalva Matos (à esquerda) com a Gestora do Projeto Banco de Mudas Jaciara Santos

A pesquisa científica intitulada “Diagnóstico, prevenção e controle de plantas invasoras e superdominantes no Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da Serra da Bocaina” está sendo desenvolvida pela Universidade Federal de São Carlos, USP, Instituto de Botânica/SP, UFRJ e EMBRAPA, em parceria com o ICMBio. A intenção é desenvolver treinamentos com especialistas sobre o tema para os diversos públicos diretamente envolvidos em áreas de manejo da flora e da fauna, tais como Associações de Agricultores, equipes gestoras, Unidades de Conservação, Órgãos Gestores de Meio Ambiente, Educação, Saúde, Turismo e Planejamento, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Ambiental, Agentes de Saúde e Ambientais, Brigadas, Comitês de Bacias Hidrográficas, Organizações Não-Governamentais, Estudantes, Pesquisadores e interessados em geral.

Representando a Organização dos Águias, a Apoiadora Jaciara Santos, Gestora Ambiental do Projeto Banco de Mudas destacou a importância de participar das discussões que envolvem as plantas, principalmente no cuidado naquilo que vai se plantar, para assegurar à integridade das espécies que servirão para o reflorestamento, recomposição em áreas degradadas e na produção de espécies genuínas no manejo de sementes com responsabilidade. O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel destaca a importância dos profissionais da área ambiental se aproximarem das pesquisas científicas, especialmente na busca de conhecimentos específicos para atuarem de forma eficaz na preservação de espécies e na propagação de culturas adequadas para cada situação, principalmente na reparação de danos ambientais e recuperação de áreas degradadas.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: Divulgação

 CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ0 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments