PADRÃO ÁGUIAS REALIZA OPERAÇÃO MOCHILA PESADA NA PEDRA DO SINO

ÁGUIAS RETIRARAM MAIS DE 200 KG DE LIXO NA MONTANHA

No último domingo de janeiro/2017, iniciando as atividades operacionais do ano, a Organização dos Águias realizou mais um importante trabalho de conscientização ambiental e exemplo a ser seguido. Envolvidos na missão de treinar Expedicionistas e Apoiadores Técnicos, o Padrão Águias da Aventura Objetiva reuniu suas equipes da primeira e segunda Brigada Verde (Teresópolis e Nova Friburgo) para uma missão na Pedra do Sino, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, Unidade de Conservação Federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ICMBio. O evento intitulado “Operação Mochila Pesada” teve como foco principal a retirada de resíduos sólidos / passivos ambientais que foram armazenados ao longo de anos na mata nos fundos do abrigo de montanha, a 2000 metros de altitude.

Sob o comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, as equipes foram distribuídas em três grupos distintos sob o comando operacional do Especial do Comando Thiago Mendes. Em cada passo na famosa trilha da Pedra do Sino que tem a extensão de aproximadamente 12 km, os Águias puderam constatar os pontos mais vulneráveis e propícios a acidentes comuns, bem como a necessidade de construir melhor drenagem com vistas não danificar a trilha por erosão causada pelas enxurradas.

Considerado referência nas ações de educação ambiental, a partir da educação pelo exemplo, os Águias tomaram a inciativa de instituírem a Operação Mochila Pesada e recolheram mais de 200 kg de lixo de todos os tipos, armazenados a 2000 metros de altitude numa área que jamais deveria conter qualquer tipo de atitude dessa espécie. Os resíduos que se transformaram num grande passivo ambiental são provenientes de restos de construção de estruturas (abrigos, pontes, materiais), lixo caseiro, peças desgastadas, restos de fogões e objetos metálicos, colchões, diversos pedaços de canos de esgoto, latarias, garrafas de vidro, cabos de aço, entre outros.

A equipe constituída por 16 integrantes do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos (Grupo de Apoio a Buscas e ao Resgate – GABUR, Grupo de Resgate em Áreas Remotas – G-RAR e Destacamento de Resgate em Montanha – DIREM) travaram árduo trabalho para o transporte dos resíduos descendo a longa trilha debaixo de forte chuva na tarde do domingo, 29 de janeiro/2017. Após várias paradas para estabilizar o material, os Águias culminaram o objetivo e chegaram até a barragem (último ponto onde estacionam veículos) e depositaram os pacotes dos resíduos para serem destinados ao aterro sanitário da cidade.

O Comandante Operacional, Especial do Comando Thiago Mendes, responsável pelas estratégicas logísticas destacou todo o trabalho de equipe e a missão proposta. Mendes, ainda destacou o absurdo em transformar um lindo lugar dentro de uma Unidade de Conservação como um verdadeiro depósito de lixo.

Cleiton Pimentel declarou a satisfação em contar com uma equipe treinada e preparada para enfrentar qualquer desafio e ressaltou a sua indignação em presenciar atos criminosos e sem a menor sensibilidade ambiental numa região que é um verdadeiro santuário ecológico, aos responsáveis que tem a missão pela conservação e pela boa educação de como conviver com o Planeta. Cleiton ressalta que é inadmissível aceitar ou fingir que tudo está bem quando aos nossos olhos e na consciência sabemos dos erros e das nossas péssimas atitudes de caráter pessoal e institucional. 

Agradecimentos ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos pela confiança e respeito ao trabalho dos Águias.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)   –   FOTOS: CLEITON PIMENTEL

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments