PADRÃO ÁGUIAS APRESENTA “PROJETO BANCO DE MUDAS” NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

“Mostra de Iniciativas Sustentáveis de Teresópolis” reuniu as principais Instituições do Município

Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável’ a 16º edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, reuniu Órgão Públicos e Privados, Empresas, Unidades de Conservação e Iniciativas tecnológicas e sociais para marcar a proposta contida na Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas, tendo a sua base estruturante a busca pelo Desenvolvimento Sustentável Brasileiro. Seguindo as diretrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Prefeitura Municipal de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, convidou as principais Instituições que trabalham diretamente com as questões voltadas a utilização de tecnologias que contribuem para o desenvolvimento sustentável, aliando importantes atividades que o Brasil precisa conhecer.

O evento, intitulado “Mostra de Iniciativas Sustentáveis de Teresópolis”, realizado nos dias 25 e 26 de outubro/2019, na Praça Olímpica Luis de Camões, contou com a participação do Padrão Águias da Aventura Objetiva, Secretaria Municipal de Meio Ambiente / Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis, Parque Estadual dos Três Picos, Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC, Centro de Referência de Assistência Social / CRAS São Pedro, Empresa Bnpetro, Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO, Instituto BIO, Associação Agroecológica de Teresópolis e Lar Tia Anastácia.

O público de todas as idades participou das Oficinas Instrutivas do Banco de Mudas

Os Águias, cujos princípios é atuar na defesa do Meio Ambiente e na Preservação da Integridade da Vida levaram para a mostra o seu maior Projeto de Sustentabilidade e de Educação Ambiental. Tendo como finalidade a retirada de copinhos de plástico de polipropileno das vias públicas e áreas naturais para servirem de estruturas para a semeadura de árvores nativas da Mata Atlântica e outras formas de vegetais, o Projeto Banco de Mudas chamou a atenção de quem passava pelo Evento. As plantas cuidadosamente cultivadas em estruturas que seriam apenas resíduos descartados, demonstraram para o público que pequenas atitudes podem se transformar em grandes resultados.

Coordenado pela Gestora Ambiental Jaciara Santos, o Estande do Projeto Banco de Mudas contou com a participação de Expedicionistas e Apoiadores Técnicos da 1ª e 2ª Brigada Verde e reuniu cerca de 120 visitantes. Durante os dois dias da mostra, o Projeto despertou a sensibilização de crianças, adultos e idosos para assumirem o compromisso de adotarem atitudes sustentáveis com a vida.

Exemplo a ser seguido, a Srª Maria Helena Gonçalves de 80 anos de idade que é uma das produtoras do Banco de Mudas, no 3º distrito, esbanjou conhecimento e simpatia ao falar sobre o carinho e ao amor que tem pelas plantas. Ao lado do seu neto, o Biólogo Edmo Gonçalves, atual Diretor de Ensino, Projeto, Pesquisa e Desenvolvimento do Padrão Águias, Dona Helena disse estar feliz em poder compartilhar o seu conhecimento com todas as pessoas e contribuir para um mundo melhor.

Jaciara Santos com o Secretário de Ciência e Tecnologia de Teresópolis, Vinícius Oberg

Numa outra demonstração clara da Educação pelo Exemplo e amor naquilo que faz, Jaciara, além da sua competência em cuidar com dedicação de um grande Empreendimento de Educação Ambiental, também ergue a maior de todas as bandeiras de responsabilidade com a vida ao educar os seus filhos a terem o comprometimento e respeito com o Planeta. A essa atitude, destacamos o engajamento do seu filho João Antônio. O Adolescente de 17 anos é uma referência para os jovens da sua idade, pelo trabalho de amor e dedicação para com o Projeto.

O público elogiou a iniciativa do evento e destacou a importância do Banco de mudas

Jaciara falou da sua alegria em poder apresentar o Banco de Mudas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, ainda mais com o tema bioeconomia, que é a essência do Projeto. Jaciara destacou a importância das Instituições exporem os seus trabalhos porque muitas vezes muitas iniciativas sustentáveis permanecem ocultas e no anonimato. A gestora ambiental se emociona ao falar do sucesso da mostra e da participação e aceitação do público, o que consolida a intenção do Projeto, cujas atitudes de crianças, adultos e idosos demonstraram verdadeiramente a Educação pelo Exemplo. “Pudemos constatar que a proposta do Banco de Mudas é transformadora e viável em todos os sentidos. Agradeço a oportunidade de participar de tão significativo evento. Me sinto honrada em ser a gestora de tão nobre empreendimento”.

Jaciara fez questão de ressaltar com orgulho o empenho de todos os expositores pela troca de experiências e oportunidades e enalteceu a tecnologia da Empresa BnPetro que tem a proposta da transformação do resíduo sólido em petróleo, gás e outros derivados, atuando de forma definitiva e responsável no lixão do município. Finalizando, Jaciara sugere que a mostra das iniciativas devem acontecer sempre, criando assim uma identidade cidadã para potencializar e mostrar os trabalhos que são voltados para a melhor qualidade de vida.

Atitudes de responsabilidade com a vida como a do Padrão Águias também foram evidenciadas nas exposições das Organizações da Sociedade Civil, consolidadas pela Associação Agroecológica de Teresópolis (apresentando produtos orgânicos e oficina de compostagem doméstica), a ONG Lar Tia Anastácia (apresentando o projeto “Costurando o Amanhã” que tem como proposta a transformação de peças de roupas usadas em sacolas e bolsas, o Centro Universitário Serra dos Órgãos – UNIFESO (que trouxe para a Mostra a Feira de Ciências Itinerante e apresentação do Projeto Proteger Teresópolis), o Instituto BIO (apresentando a plataforma digital “amorgânico” que tem como proposta à busca de alimentos saudáveis através de um aplicativo para celular), pela Empresa Bnpetro (apresentando o projeto tecnológico de transformação de resíduos sólidos em derivados de petróleo e gás a ser implantado no município de Teresópolis) e pelos Órgãos integrantes da Administração Pública Municipal e Estadual, representados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (apresentando o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e oficina dinâmica de materiais recicláveis), o Parque Estadual dos Três Picos (apresentando equipamentos para combate aos incêndios florestais e exposição fotográfica das belezas naturais da região), a Fundação de Apoio à Escola Técnica – FAETEC (apresentando Informática para deficientes visuais, orientação sobre cursos de formação profissional e oficina de beleza) e pelo o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS São Pedro (apresentando o projeto sabão ecológico).

O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, destacou com alegria o sucesso do evento e enalteceu a participação de todas as Instituições e citou a sua emoção pelo sucesso do Projeto Banco de Mudas. Pimentel lembrou que é preciso tomar atitudes simples para transformar a sociedade dos hábitos do descarte e do desprezo daquilo que possui um valor agregado. O Mestre agradeceu a brilhante presença e atuação dos Expedicionistas e Apoiadores e anunciou que, em breve o Banco de Mudas deixará de ser um projeto para incorporar ao Programa Permanente de Educação Ambiental da Instituição.

Parabéns à nobre iniciativa dos Águias. Sempre Presentes e Atuantes

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: Divulgação

 CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ0 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments