PADRÃO ÁGUIAS PRESTA AUXÍLIO NA TRAGÉDIA DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM EM BRUMADINHO, NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Equipe organiza Centro de Acolhimento às Vítimas em ação de solidariedade estabelecendo relações amistosas e diplomáticas com o Exército Israelense.

Após três anos do trágico rompimento da barragem de Mariana, o Estado de Minas Gerais sofre mais uma tragédia sem precedentes. Imediatamente vários órgãos começaram a se mobilizar em caráter emergencial para prestar o socorro devido. Seguindo os protocolos de intervenção de auxílio o Padrão Águias da Aventura Objetiva escreve mais uma história de amor pela integridade da vida. Sob o Comando do Mestre dos Águias, Avt 1ºMestre Cleiton Pimentel, Comandante Chefe da Instituição, auxiliado pelo Expedicionista Márcio Raphael, Comandante da 2ª Brigada Verde, a equipe de Intervenção em Calamidades, constituída por Expedicionistas da Segunda Brigada Verde (filial Nova Friburgo),  se deslocou de imediato para o município de Brumadinho, região da grande Belo Horizonte para prestar ajuda humanitária e estruturar ações para o acolhimento às vítimas e organizar centrais de armazenagem de donativos, a pedido das autoridades mineiras que há anos conhecem e respeitam o trabalho da Instituição.

Envolvidos no propósito de aplicarem os seus conhecimentos e experiência de atuação em situação de emergências e desastres, a intervenção de ajuda humanitária registrada como “Missão 885” foi decretada pela Organização dos Águias na tarde do dia 25 de janeiro, poucas horas após o rompimento da barragem de rejeitos da Mineradora da Empresa Vale S.A e que causou sérios danos ambientais, materiais e humanos, deixando mortos, feridos e centenas de desaparecidos no município de Brumadinho, no Estado de Minas Gerais.

Durante o intenso trabalho metódico de organização de donativos instalado em áreas reservadas da Estação Conhecimento, a equipe dos Águias concentrou esforços juntos à equipe do Município de Mariana liderada por Douglas Santana, especialista em logística humanitária e pelo Secretário de Assistência Social e Cidadania Juliano Barboza. Num verdadeiro clima de guerra o espaço se confundia com Equipes de profissionais, forças militares brasileiras e israelenses, Autoridades de todos os poderes constituídos, Polícia Federal, imprensa do mundo inteiro, voluntários, vítimas e familiares e equipes de apoio estrutural.

A partir de normas e procedimentos de recebimento, controle, armazenagem e entrega de materiais e gêneros alimentícios, os Águias contribuíram significativamente para o acolhimento às vítimas e familiares, além de estruturarem a logística operacional das equipes militares e equipes de suporte no campo, nas áreas instáveis durante as buscas por desaparecidos.

ÁGUIAS TROCARAM RELAÇÕES AMISTOSAS E DIPLOMÁTICASCOM A TROPA DO EXÉRCITO ISRAELENSE

Um dos momentos marcantes para a história dos Águias foi a integração com a tropa do Exército Israelense que estavam na missão de resgate. Num trato de amizade e descontração após intensas atividades de trabalho, Militares Israelenses e Expedicionistas trocaram de bandeiras e insígnias, em significativo momento diplomático emocionante. Aos poucos as fardas iam se modificando num tom harmônico de paz e amizade.

O gesto foi presenciado pelos militares brasileiros e por todas as pessoas que circulavam no Centro de Apoio e Acolhimento às Vítimas; e, apesar de ambos não entenderem os dois idiomas, o ato foi sacramentado em sorrisos e lágrimas, sem precisar de intérprete.

A demonstração de carinho e respeito aos Águias demonstrado pelos militares israelenses tomou conta de todos durante o lanche da tarde. O ato cercado de emoção invadiu o espaço onde estavam estruturadas as condições mínimas para a logística operacional, espaço de relacionamento e atendimento às famílias dos atingidos. Todos seres humanos em busca da integridade da vida.

IMAGENS DA VIDA REAL UM IMPACTO  DE QUEM SOBREVIVEU À TRAGÉDIA DA LAMA

Difícil descrever em palavras as cenas de uma tragédia envolvida pela lama e pela emoção contida em cada ser humano presente na incomparável força no rompimento da barragem de rejeitos do Córrego do Feijão, no município de Brumadinho, Minas Gerais. A grande quantidade de lama atravessou o caminho e levou além sonhos, bens materiais, esperança e vidas. Todos movidos por um sentimento de perda de vidas humanas e de animais, forças públicas de segurança e de defesa, funcionários da Empresa Vale S.A e voluntários humanitários se reuniram para auxiliar às vítimas da terrível tragédia sem precedentes. Cada rosto, cada expressão demonstrava um sentimento de tristeza misturado ao caos da impotência social diante da avassaladora onda pesada.

A Coordenadora Voluntária das ações de controle do Centro de Acolhimento às Vítimas da Empresa Vale S.A, Samantha Freitas agradeceu ao Padrão Águias pela organização, controle e pelo profissionalismo, sendo ratificado pelos representantes da diretoria da Empresa, além de muitos elogios por parte das tropas militares que estavam na Operação Brumadinho. Outro importante momento da missão 885 foi a execução da extensão diplomática em situação de calamidades solicitada pelos Águias ao município limítrofe de Mário Campos com o objetivo de acolher um armazém de contingência para desobstruir o grande fluxo de doações que estavam chegando na cidade vítima da tragédia. Com o pedido, imediatamente as autoridades locais não mediram esforços para autorizar os Águias a permanecer na cidade e montar uma central de armazenagem de alimentos, acolhido por uma igreja católica que cedeu o salão paroquial.

Em seu legado da Educação pelo Exemplo, os Águias puderam cadastrar e treinar equipes de Voluntários de todos os cantos do Estado de Minas Gerais e São Paulo, que se uniram e se integraram para somar forças. Cercada de admiração, jovens religiosos sob a liderança do Pastor Oziel, jovens Bombeiros Civis, Profissionais de todas as áreas do conhecimento e pessoas abnegadas se orgulhavam em seguir os passos de amor pela vida, se identificando com os princípios da conduta disciplinar. Aos poucos as atividades e conduta contagiavam as pessoas que trabalhavam com prazer para o bem servir.

O Mestre dos Águias que concedeu entrevista para diversas emissoras de TV nacional e internacional disse estar bastante emocionado e honroso pela capacidade de agir da sua equipe e destacou que entre sorrisos e lágrimas por todos os lados onde os Águias passavam eram vistos com admiração e respeito pelo brilhante trabalho que executaram cumprindo os seus princípios e valores Institucionais. Cleiton enfatizou o respeito com que as autoridades tiveram para com os trabalhos da Instituição e ressalta o comprometimento dos Expedicionistas em estarem sempre treinados e preparados para agir na defesa do meio ambiente e lutar intensamente pela preservação da integridade da vida.

Após intenso trabalho no período de 25 a 30 de janeiro/2019, movidos pelo cansaço e pela dor física das limitações do corpo, os Águias enceraram a missão com a satisfação do dever cumprido batizando a Missão 885 como a “Operação Sorriso e Lágrima”.

Parabéns ao Padrão Águias por estar sempre presente e atuante em qualquer situação. Parabéns, especialmente à Segunda Brigada (Nova Friburgo) por honrar à integridade dos propósitos Institucionais.

Equipe da Missão 885 – Operação Sorriso e Lágrima

Cleiton PimentelMárcio Raphael, Guilherme Reis, José Diogo Turgues, GustavoVianaJosiane Moraes e Marcelo Volut.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)   –  FOTOS: DIVULGAÇÃO /GUILHERME REIS

CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments