Equipes começam os trabalhos de orientação e atuação para a minimização de desastres


A Organização dos Águias decretou na última segunda-feira, 23 de outubro/2017, a Operação Verão, que consiste em plantões metódicos e organizados de equipes do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos para o auxílio às forças públicas, comunidades e autoridades para o enfrentamento das adversidades causadas na época de intensas chuvas. As equipes de todas as especialidades permanecem monitorando os estágios de vulnerabilidades no período de outubro/2017 a 31 março/2018, atuando de forma preventiva-educativa e no auxílio imediato aos Órgãos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretarias de Assistência Social, Meio Ambiente e outras forças que necessitarem da intervenção dos voluntários.


Formadas por Expedicionistas e Apoiadores Técnicos, as equipes dos Águias vem desempenhando importante papel na consolidação de bons resultados na redução de riscos a desastres e na implantação de uma cultura segura, especialmente em áreas mais críticas dos municípios da região serrana do Rio de Janeiro. Nos últimos 27 anos em que a Operação Verão foi organizada os Águias vem desempenhando intenso trabalho em várias localidades, principalmente atuando no controle de ordem, administração de abrigos de emergência e proteção civil, controle e montagem de central de armazenagem de alimentos, equipamentos estruturais e materiais de logística, evacuação de áreas vulneráveis e em perigo iminente, transporte e resgate de feridos, auxílio estrutural, permanência e vigilância em áreas e estruturas colapsadas, além de orientação preventiva e prestação de ajuda humanitária.


As Brigadas Verdes que são formadas por Expedicionistas (profissionais formados e treinados para vencer todos os tipos de obstáculos com o objetivo de defender o meio ambiente e atuar na preservação da integridade da vida, em quaisquer situações, respectivamente a 1ª Brigada Verde (em Teresópolis) e a 2ª Brigada Verde (em Nova Friburgo) se preparam o ano inteiro para estarem de prontidão nas épocas mais críticas das chuvas e intensa estiagem.


Os trabalhos da Operação Verão deste ano já tiveram início em áreas de risco no município de Nova Friburgo. Os Águias da 2ª Brigada Verde em parceria com a Defesa Civil friburguense e outras forças públicas estão percorrendo as comunidades para orientarem os moradores sobre os procedimentos a serem adotados em caso de intensas chuvas. Em Teresópolis, na próxima semana os Águias farão reunião estratégica com as comunidades mais críticas, tendo como início o Vale da Revolta e Meudom.


O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel destaca o engajamento da Instituição para contribuir de forma significativa para a integridade da Vida e ressalta a participação de colaboradores e voluntários para se integrarem na constante busca pela solidariedade humana e amor ao próximo. Cleiton destaca a necessidade de se plantar uma cultura de paz e entendimento da prevenção, além do conhecimento de todos para se comportarem adequadamente em situações calamitosas.
FIQUE VIVO:
Procurem sempre orientação à força pública: Defesa Civil: 199 / Corpo de Bombeiros: 193
ENTRE EM CONTATO CONOSCO:
Padrão Águias (21) 2743 6334 e WhatsApp (21) 9 9687 5634
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: DIVULGAÇÃO