PADRÃO ÁGUIAS RECEBE CERTIFICADOS DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS

Projeto Nascentes da Serra e Projeto Banco de Mudas são considerados como boas práticas para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos, no prêmio ANA 2017

Em reconhecimento aos inúmeros trabalhos de Educação Ambiental e a constante luta pela melhor qualidade de vida da humanidade, a Organização dos Águias foi contemplada com importantes documentos outorgados pela Agência Nacional de Águas. Tendo como tema “Ideias que o mundo precisa conhecer”, a edição do Prêmio ANA 2017 reconheceu as iniciativas do Projeto Nascentes da Serra e do Projeto Banco de Mudas como contribuição para o fortalecimento de boas práticas na gestão dos recursos hídricos na categoria de Organizações Civis. O Prêmio ANA visa o reconhecimento de ações e iniciativas para o desenvolvimento de uma cultura preservacionista e cuidadora dos recursos hídricos no país, além de incentivar boas práticas na gestão das águas.

O Projeto Nascentes da Serra, idealizado pelos Águias em 2008 vem sendo destaque na recuperação e revitalização de mananciais, reflorestamento em áreas de potenciais hídricos, além de buscar a permanente capacitação e orientação de comunidades para os cuidados e correta distribuição da água, especialmente onde existem ações degradantes pelo mau uso do solo, prática de queima de pastos e derrubada criminosa de vegetação. O Nascentes da Serra vem ganhando destaque da Agência Nacional de Águas desde o ano de 2010, quando recebeu troféu do Órgão pela revitalização do Manancial Boa União, em área degradada no 2º distrito de Teresópolis. Em 2014, novamente o Projeto Nascentes da Serra que tratou o fortalecimento de ações com as comunidades do entorno de Unidades de Conservação para a destinação correta dos resíduos sólidos para assegurarem à qualidade e vitalidade de corpos hídricos anônimos, tendo como destaque as nascentes do bairro da Pedreira e da represa do Triunfo zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Em 2015 e 2016 o Projeto Nascentes da Serra se volta mais uma vez para o segundo distrito na localidade de Fazenda Suíça, desdobrando importantes trabalhos de reestruturação das nascentes altas, orientando a comunidade para as importantes ações de cuidados e a correta distribuição e controle do uso da água para não faltar.

Outro grande empreendimento de atitude sustentável é o Projeto Banco de Mudas que tem como proposta atuar no reflorestamento de áreas degradadas, consolidando a preparação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e outras formas de vegetação a partir de seleção de sementes cuidadosamente germinadas. A iniciativa busca a alternativa sustentável na gestão do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de plástico de polipropileno e na oportunidade para pessoas, grupos e comunidades plantarem árvores como atitudes sustentáveis. O Projeto Banco de Mudas já produziu cerca de 50 mil mudas de árvores para reflorestamento em áreas de mananciais, áreas degradadas destruídas por incêndios florestais, processos erosivos e áreas que necessitem de recomposição florestal. 

O Projeto Banco de Mudas vem despertando grande interesse de Escolas de Educação Básica, profissionais acadêmicos, centros de pesquisas e Universidades, tendo sido recentemente apresentado na Universidade Estácio de Sá, gerando termo de parceria de interesse científico e no Centro Universitário Serra dos Órgãos para as oportunidades de Estágio curricular do Curso de Ciências Biológicas. O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel declara a sua alegria em receber tão importante reconhecimento e ressalta o empenho da sua equipe para fazer acontecer os resultados positivos e tão importantes para a sociedade humana.

Parabéns aos Águias, Sempre presentes e atuantes.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: DIVULGAÇÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments