PADRÃO ÁGUIAS REALIZA PLANTIO DE ÁRVORES EM ÁREAS DE NASCENTES NA FAZENDA SUÍÇA, EM TERESÓPOLIS-RJ

Ação realizada no interior de Teresópolis marca o dia da árvore e chegada da Primavera

Mais um importante evento socioeducativo marcou o dia de domingo, 20 de setembro/2020, na abertura das comemorações da semana da árvore e chegada da primavera. Reunidos no bairro rural Fazenda Suíça, região do 2º distrito de Teresópolis, a Organização dos Águias escreveu mais um bonito capítulo da sua história de amor e respeito pela vida. Uma equipe representativa, sob a coordenação de Edmo Gonçalves, Diretor da Divisão de Ensino, acompanhado do Expedicionista Rafael Tenente e do Auxiliar Administrativo Marcelo Junior, visitou as áreas das nascentes altas para plantar mudas de árvores, num gesto responsável de participação cidadã. A importante ação de educação ambiental faz parte do desenvolvimento do Projeto Água nas Alturas, um desdobramento do Programa Nascentes da Serra, que tem como proposta a revitalização e manutenção permanente das áreas de potencial hidrológico na região serrana do Rio. As árvores plantadas foram produzidas pelo Banco de Mudas, num outro promissor projeto de sustentabilidade empreendido pela Instituição. O Banco de Mudas, coordenado pela Gestora Ambiental Jaciara Santos tem como finalidade principal a gestão sustentável do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de polipropileno que são descartados inadequadamente em espaços naturais e vias públicas. Os copos servem como estruturas para a produção de mudas para serem utilizadas em áreas de recomposição florestal e áreas degradadas.

Edmo Gonçalves destacou o engajamento da Associação de Moradores da Fazenda Suíça em proteger e cuidar do local que é responsável pelo abastecimento de água para grande parte da região. Edmo citou o grande valor do pertencimento à terra e parabenizou os trabalhos que vendo realizados em benefício da comunidade rural. O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel destaca que o Padrão Águias que é considerada uma referência em Educação Ambiental, comemora o dia da árvore com atitudes práticas e reais para sensibilizar comunidades e pessoas a saírem da zona de conforto e partirem para o compromisso pela vida, principalmente em uma época que os incêndios florestais dizimam quantidades absurdas de mata pelo Brasil afora. O dia da árvore comemorado em 21 de setembro é um chamamento para a sensibilização humana sobre a integridade da vida. É preciso reconhecer urgente o nosso papel diante do mundo.

Parabéns ao Padrão Águias pela sua constante luta para assegurar à melhor qualidade das comunidades. Sempre Presentes e Atuantes.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)   –   FOTOS:   DIVULGAÇÃO

CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments