Projeto Banco de Mudas foi destacado na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em Teresópolis, e marcou a abertura das comemorações do dia Mundial da Água


O Padrão Águias esteve presente e atuante em mais uma importante ação de educação ambiental e exemplo a ser seguido. A convite da Instituição Religiosa, na tarde do sábado, 17 de março/2018, data consagrada à criação da Bandeira dos Águias e às comemorações dos 176 anos da Sociedade de Socorro (organização de mulheres da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias), a Organização dos Águias falou de sustentabilidade apresentando o Projeto Banco de Mudas e enalteceu as parcerias para as ações de educação ambiental como atitudes responsáveis para a melhor qualidade de vida.


O evento marcou a abertura das ações ambientais alusivas ao dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março. O Projeto Banco de Mudas é um empreendimento pedagógico de sustentabilidade, que tem como proposta a produção de mudas de árvores utilizando como base estruturante copinhos de plásticos de polipropileno. Esses materiais plásticos estão sendo descartados em locais de concentrações populacionais, onde existem mananciais de água desembocando nos principais rios das cidades. Grande parte dos recursos hídricos das regiões brasileiras estão comprometidas em decorrência da falta de manejo correto do solo e de constante atividade poluidora, tornando-se fundamental iniciativas de preservação e conscientização ambiental, especialmente na recomposição florestal e preservação contínua de nascentes e corpos hídricos, eis a atividade estruturante do Projeto.


Apresentada pelo Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel e auxiliada pela Equipe Técnica Ambiental, a oficina educativa empolgou o público presente e oportunizou o conhecimento prático de ações simples e sustentáveis onde os resultados são compartilhados e multiplicados. Envolvidos na missão de Educar pelo Exemplo, a oficina de educação ambiental apresentou o passo a passo do Projeto Banco de Mudas, desde a mobilização, recolhimento dos copinhos, a preparação da compostagem doméstica para a formação do substrato composto, até a produção, plantio e venda da muda de árvore.


Tendo como lema “A Caridade Nunca Falha” a Organização de Mulheres representada pelas presidentes Raquel Dumard Gouveia e a Rafaela Menezes, das alas São Pedro e Teresópolis, o grupo religioso participou ativamente da Oficina, destacando a alegria do envolvimento e a responsabilidade de cuidar do Planeta. Denilce Dumard integrante da Instituição Religiosa, que é uma grande colaboradora do Projeto Banco de Mudas, especialmente na mobilização e recolhimento de materiais, ressaltou a importância da parceria e enalteceu que o Banco de Mudas se tornou “a menina dos olhos” das ações socioambientais da Igreja.


Após a realização da oficina cada membro (crianças, adultos e idosos), teve a oportunidade de fazer a semeadura de espécies nativas da Mata Atlântica (que serão utilizadas em evento no dia da árvore), além de receberem mudas para o plantio nas suas residências. Jaciara Santos, Gestora do Projeto destacou o entusiasmo e o empenho dos membros da Igreja para a consecução de bons resultados e falou da sua satisfação em poder difundir os propósitos da Instituição. O Mestre dos Águias enfatizou a necessidade de adotar medidas simples e permanentes para a proteção das águas, destacando que “quem planta árvores, planta água”. Cleiton, frisou a importância de se multiplicar as ações do Projeto Banco de Mudas para a participação e envolvimento de todos.
A MARCA DA EDUCAÇÃO PELO EXEMPLO


Parabéns à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e ao Padrão Águias pela brilhante parceria em defesa da melhor qualidade de vida e Educação pelo Exemplo.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: BRUNO NEPOMUCENO
NOTA DA REDAÇÃO: Todas as imagens contidas no corpo desta matéria destinam-se em divulgar as boas ações de uma prática pedagógica consolidada a partir de resultados positivos que preservem à integridade da pessoa humana e do desenvolvimento social.