PADRÃO ÁGUIAS ASSINA PARCERIA COM A UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PROJETO BANCO DE MUDAS SE INTEGRA À COMUNIDADE ACADÊMICA

Mais um importante empreendimento de educação e sustentabilidade está sendo desenvolvido pela Organização dos Águias em parceria com o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá – Unidade Teresópolis. Implementado desde 2015 na Instituição de Ensino Superior o Projeto Banco de Mudas, iniciativa do Padrão Águias vem despertando interesse na comunidade acadêmica, especialmente na gestão responsável do resíduo sólido e na sua utilização para a produção de mudas de árvores. A parceria foi oficializada na última terça-feira, 21 de março/2017 na abertura das comemorações do “Dia Mundial da Água”, celebrado no mundo inteiro no mês de março. O Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva representante dos Águias esteve presente no campus da Universidade Estácio de Sá, em Teresópolis, oportunidade em que se encontrou com a Profª Ana Fabbri, coordenadora do Curso de Gestão em Recursos Humanos para formalizar a integração da comunidade acadêmica.

Considerado exemplo de sustentabilidade o Projeto Banco de Mudas vem se destacando pela sua efetividade na mobilização de pessoas, grupos, Empresas e Instituições de Ensino para a integração e participação social. A parceria de mútua e ampla colaboração, visa a participação da comunidade acadêmica para a integração de esforços e meios para o desenvolvimento de ações socioambientais e científicas, agregando valor ao currículo universitário.

A Coordenadora do Curso de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Estácio de Sá, Profª Ana Cristina Roballo Fabbri destaca a importância do Projeto para a Universidade e para a sociedade e ressalta a integração de boas iniciativas de sustentabilidade onde todos devem participar. O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel destaca na sua carta de intenção do Projeto que é plausível esclarecer que os copinhos de plásticos (polipropileno) que são descartados no meio ambiente, em vias públicas e nos terrenos baldios, além de contribuírem para o entupimento de bueiros, galerias e espaços naturais, causam muito mais problemas, além de alagamentos e poluição. Se queimados, a fumaça tóxica contribui significativamente para doenças respiratórias e pulmonares, além de poluir e deixar pesado o ar que respiramos. Mas, o que chama a nossa atenção, além de todo esse conjunto de problemas é o fato de que esses copinhos quando são jogados em diversos locais eles contribuem fortemente na proliferação de vetores, principalmente baratas e ratos, por conterem resíduos de suco adocicado. Além de ratos e baratas os copinhos se enchem de água, ocasionando a proliferação de mosquitos de diversas espécies. A facilidade do consumo desses copinhos (por conter sucos adocicados) e pelo baixo custo acabou tornando a nossa sociedade acostumada pelo excesso da facilidade e pelo consumo exagerado, além de serem fortes aliados às causas de diabetes em crianças e jovens. Cleiton chama a atenção enaltecendo a necessidade de mudarmos atitudes através do consumo responsável e provocar nas pessoas a sensibilidade de, além de adotarem a prática de não consumir exageradamente e não descartar nenhum resíduo sem a destinação correta. Finalizando , enfatiza  quando estamos com o copinho cheio em nossas mãos, de certo não percebemos que parte é alimento e parte é lixo. Quando ainda está em minhas mãos o problema é meu. A partir do momento que jogo fora e viro às costas, o problema passa a ser da sociedade. Essa lógica perversa muitas vezes atropela o nosso pensamento e modo de agir. Vivemos constantemente dizendo que a sociedade não tem consciência. Afinal de contas, o que é a sociedade senão cada um de nós ?

Parabéns ao Padrão Águias e a Universidade Estácio de Sá por se unirem para o benefício de todos. Uma atitude de responsabilidade com o Planeta.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: DIVULGAÇÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments