Ação da Operação Verão foi realizada no Vale da Revolta, em Teresópolis,RJ.

A Organização dos Águias deu mais um importante passo nas ações de prevenção e redução de riscos a desastres. As equipes do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos sob o Comando do Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva estiveram na comunidade do Vale da Revolta na manhã do domingo, 26 Novembro/2017 para realizarem uma importante intervenção de prevenção. Envolvidos na missão de atuar na proteção das comunidades que vivem em locais de potencial risco, os Águias percorreram as partes altas e baixas mapeando as áreas instáveis, conversando e orientando moradores sobre os procedimentos em caso de situações de emergências durante o período de intensas chuvas.

As equipes compostas por Expedicionistas e Apoiadores especialistas em Segurança, Sobrevivência, Ações Táticas, Buscas e Salvamentos, Hidrologia, Técnicos em Meio Ambiente, Gestores Ambientais e Atuação em Catástrofes observaram todas as áreas instáveis e construíram um relatório técnico para servir de base para as ações de intervenção no auxílio nas possíveis emergências no período crítico das chuvas.

A Intervenção de Prevenção faz parte das ações estratégicas da Operação Verão, instituída pelos Águias para auxiliar às forças públicas, autoridades e comunidades com o objetivo de atuarem na minimização do sofrimento e evitar a potencialidade do desastre. Nesta versão da Operação Verão, os Águias instalarão uma Base de Controle e Apoio na comunidade com a finalidade de agilizar o atendimento e apoio nas situações adversas.

As equipes dos Águias foram acompanhadas pelo Presidente da Associação de Moradores, Judas Tadeu Florêncio que mostrou os principais pontos perigosos e os locais de deslocamento mais seguros. Durante a Intervenção uma equipe da Defesa Civil Municipal também realizou um treinamento de simulado de evacuação de área, sendo auxiliada pelas equipes dos Águias na orientação aos moradores e distribuição da cartilha Comunidade Mais Segura elaborada pelo serviço geológico do Departamento de Recursos Minerais do Estado do Rio de Janeiro.

Fabiano Bernardo, Cmt do GEBS destacou o compromisso da equipe interventora e a importância de se realizar ações de prevenção para a minimização de problemas em situações reais. Bernardo enfatizou o respeito e o engajamento do Presidente da Associação, Sr Tadeu para dar segurança às pessoas da sua comunidade.

O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel agradeceu a sua equipe e enalteceu o trabalho profissional de atuação voluntária-humanitária para assegurar os propósitos da instituição que se propõe atuar na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida. Cleiton falou da necessidade urgente das autoridades e forças públicas se integrarem às iniciativas privadas para conhecerem de perto a realidade e as fragilidades das comunidades que tentam sobreviver em áreas de constate risco ambiental, social e pessoal.

As equipes continuarão visitando outros bairros para conhecerem de perto os pontos mais sensíveis orientando os moradores para adotarem medidas importantes reduzindo os desastres. As ações de intervenção preventiva organizada pelos Águias são estratégias para a proteção e defesa do cidadão, cuja responsabilidade deve estar embutida na prática de políticas públicas sérias voltadas para comunidades cada vez mais segura.
Parabéns aos Águias, sempre Presentes e Atuantes.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: DIVULGAÇÃO
NOTA DA REDAÇÃO: Todas as imagens apresentadas nesta matéria tem o caráter informativo de apresentação das ações da Instituição. Nenhuma imagem tem a intenção de denegrir ou ferir a integridade de outrem ou de sua comunidade.