PADRÃO ÁGUIAS PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL DE RESGATE

Evento realizado em Votorantim, no Estado de São Paulo
reuniu conceituados profissionais de diversos países

A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais um grande evento internacional, cumprindo os seus propósitos de ir em busca do conhecimento para aperfeiçoar as suas ações de resposta e auxílio nas intervenções em situações de emergências e desastres. O evento promovido pela Task, conceituada empresa de equipamentos de segurança foi realizado no dia 12 de março/2019, no período de 08 às 18h, na Task Academy, no município de Votorantim, Estado de São Paulo, contando com especialistas em resgates do Brasil, Argentina, Estados Unidos e Espanha, além de Universidades, Empresas, Forças de Segurança e instituições que atuam diretamente com resgate e segurança da vida.

Reunindo o setor industrial, forças públicas, Instituições Civis e Militares, profissionais de segurança, de atendimento pré-hospitalar e especialistas em resgate vertical por corda, a segunda edição da Expo Rescue 2019 – Feira Internacional de Resgate abriu grande oportunidade de ampliação de networking completo com os melhores profissionais do ramo, a troca de experiências, análise de equipamentos, além de agregar conhecimentos e ampliar a visão das instituições que atuam na área para tornar mais segura as intervenções de socorro e a cultura de prevenção.

Durante o evento o público presente pode conhecer de perto os diversos tipos de equipamentos de segurança, bem como os primordiais procedimentos para utiliza-los em cada situação e espaços. Diversas oficinas foram dinamizadas para orientações técnicas, bem como na preservação da vida de quem necessita dos equipamentos para um trabalho eficaz e responsável. Representado pelo seu Comandante Chefe, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel e pelos Expedicionistas Thiago Mendes, Chefe de Intervenções em Situações Adversas e Márcio Raphael, Comandante da Segunda Brigada Verde (Filial Nova Friburgo) o Padrão Águias marca de forma brilhante o empenho de treinar e preparar as suas equipes para uma atuação cada vez mais qualificada.

O Norte Americano Rich Hattier, especialista em alpinismo industrial e arvorismo destacou a importância da preservação ambiental e da necessidade de se estruturar equipe treinada para o resgate nas situações adversas em floresta, enfatizando a proteção das grandes sequoias, que são árvores gigantes e que muitas vezes a queda de seus galhos causam acidentes. O Espanhol Carlos Ares, especialista em resgate em altura e espaços confinados frisou a necessidade do treinamento permanente e real e chamou a atenção para a sincronia homem/equipamento e a necessidade de se treinar no real/presencial e não no virtual. Já o Brasileiro Willamy Saboia, conceituado espeleólogo, chefe de resgate em cavernas formado na França destacou a importância do cumprimento do protocolo de auxílio às forças públicas. Saboia frisou o trabalho Voluntário e chamou a atenção para o fortalecimento dos trabalhos para o resgate em cavernas pelo mundo.

Um dos momentos mais marcantes do evento foi a exposição da equipe de Bombeiros Voluntários da Argentina. Denominado de “La Hermandad de Bomberos”, a Organização Não-Governamental estruturada na Argentina destina-se em atuar em primeira resposta no auxílio às forças públicas nas ocorrências de incêndios e situações adversas. Os Águias puderam trocar importantes experiências e intercâmbio para uma aproximação de trabalhos técnicos de integração entre as duas Instituições que se propõem em atuar na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida. A Organização Argentina recebeu de presente o Brasão do Padrão Águias entregue pelo Expedicionista Márcio Raphael, Comandante da 2ª Brigada Verde (Filial Nova Friburgo) numa demonstração de consideração e respeito aos trabalhos da equipe de Bombeiros Argentinos.

Márcio Raphael enfatizou a oportunidade de ampliar uma rede de integração com outras forças e Instituições, além de se estruturar uma maior efetividade na preparação de um resgate. Thiago Mendes falou da importância de se conhecer outras realidades e poder conhecer de perto os equipamentos e os treinamentos necessários, além de saber que os procedimentos que são realizados pela Instituição também são adotados por muitos profissionais, o que torna clara a conduta dos seus pares. O Mestre dos Águias destaca a necessidade de conhecer de perto as técnicas e os equipamentos essenciais para cada situação e enfatiza o empenho de sua equipe para estarem sempre preparados para atuarem nas situações adversas. Pimentel lembra que há uma necessidade de integrar o conhecimento com o equipamento para que a prática seja efetiva e eficaz. O Mestre agradeceu a Organização do evento e se colocou à disposição para a aplicação de sua equipe em quaisquer situações.

Parabéns aos Águias, sempre Presentes e Atuantes.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: DIVULGAÇÃO

CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments