PADRÃO ÁGUIAS PREPARA DESTACAMENTO DE EMERGÊNCIA NA REGIÃO SERRANA

Segunda Brigada Verde, em Nova Friburgo prepara cidadãos para atuarem em Situações de Emergências e Calamidades

A Organização dos Águias alavanca mais um importante trabalho em prol dos municípios da região serrana do Estado do Rio de Janeiro, especialmente em áreas consideradas vulneráveis aos riscos de desastres causados no período de chuvas e em épocas de intensa estiagem. Com o objetivo de capacitar pessoas e grupos organizados para atuarem como apoio nas situações de emergências e calamidades, a Instituição vem desenvolvendo cursos, oficinas, orientações e formação de grupos para a instalação de Destacamentos de Apoio/Aplicação nas Situações de Emergências e Calamidades – DASECs em locais afastados dos centros urbanos e em municípios pequenos localizados no interior do Estado.

A preparação das comunidades vem sendo operacionalizada pela Segunda Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente (Filial do Padrão Águias em Nova Friburgo) através do Projeto Comunidade Alerta, que consiste na oferta gratuita de cursos básicos de primeiros socorros e suporte básico de vida para grupos organizados, agentes voluntários de Defesa Civil nos Núcleos de Proteção e Defesa e público em geral.

No cumprimento dos objetivos da formação cívica, ecológica, humanística e social, a instituição vem estabelecendo importantes parcerias para a qualificação e especialização de equipes para serem protagonistas nas ações de redução e minimização de riscos a desastres. Um exemplo de sucesso na especialização de profissionais é a parceria com o Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis (GRAVT), que realiza um metódico e singular curso de Atendimento Pré-Hospitalar formando socorristas preparados para atuarem no Suporte Básico de Vida em situações de emergências médicas.

O Expedicionista Márcio Raphael, Comandante da Segunda Brigada Verde destaca a importância de se preparar comunidades que estão distantes para minimizar as carências e deficiências do poder público. Márcio enfatiza que as comunidades  preparadas é fator primordial para saberem o que fazer até a chegada demorada do socorro especializado, este de responsabilidade da política pública.

O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel enaltece o trabalho da Segunda Brigada na preparação de pessoas para uma atuação consciente e ressalta a necessidade de estabelecer parcerias para a consecução de bons resultados. Cleiton esclarece que a Instituição vem zelando por uma cultura de paz e de segurança nas comunidades e que a instalação de Destacamentos em locais distantes é uma proposta que vem ganhando força e que em breve será realidade nos municípios da região serrana e em distritos de Teresópolis e Nova Friburgo.

Parabéns aos Águias, sempre Presentes e Atuantes.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)   –   FOTOS: Divulgação

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments