PADRÃO ÁGUIAS PARTICIPA DE REUNIÃO ESTRATÉGICA PARA AUXÍLIO NO PERÍODO CRÍTICO DAS CHUVAS EM TERESÓPOLIS, RJ

Instituição compartilha sua experiência em Emergências e Calamidades

A Organização dos Águias participou na manhã da última segunda-feira, 13 janeiro/2020, da reunião estratégica para alinhamento de aplicação nas situações e emergências em períodos crítico das chuvas. Promovida pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social e Defesa Civil, a reunião contou com a participação de representantes das Instituições da Rede Sócio Assistencial que trabalham diretamente no auxílio nas situações de emergência e calamidades.

O encontro realizado no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ALTO, teve como objetivo central as discussões conjuntas para a execução de um plano de ações para a pronta resposta nas situações adversas. O Expedicionista Thiago Mendes, Comandante do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos, acompanhado pelo Expedicionista Alex Lopes participou da reunião e entregou o Plano de Contingência e o Plano Integrado de Apoio a Emergências – PIAE (documentos metodológicos normatizados pela Instituição para auxiliar às forças públicas em situações adversas). O Planejamento dos Águias, que integra a Operação Verão / 2020 desenha o passo a passo da aplicação de trabalhos voluntários-humanitários de apoio e auxílio às forças públicas para as ações de prevenção e atuação nas emergências e calamidades.

Marcos Jaron, Secretário Municipal de Desenvolvimento Social enalteceu a parceria com o Padrão Águias pelo profissionalismo e pela organização metódica das ações e conduta, destacando a importância de um trabalho integrado. Agradeceu a participação das Instituições frisando a necessidade dos órgãos públicos terem parceiros para o apoio devido quando necessitam. O secretário enalteceu o respeito pelas Instituições, ressaltando a experiência e excelência dos Águias nos trabalhos de auxílio nas situações de emergência e calamidade, cuja integração com o poder público é de extrema importância para a minimização do sofrimento e a resposta precisa nos momentos mais críticos.

O Comandante do GEBS, Thiago Mendes destacou a importância de alinhamento de parceria com o Município para a soma de esforços para a redução de riscos e para o auxílio imediato nas situações que muitas vezes fogem do controle. Mendes enfatizou a necessidade de valorizar a capacidade técnica e operacional para uma atuação eficaz, cujas ações devem estar sempre voltadas para a preservação da vida. O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, Comandante Chefe da Instituição declarou a importância de se juntar os propósitos da melhor qualidade de vida assegurando à integração com o Poder Público, especialmente na estruturação real de Defesa e Proteção Social, estabelecendo assim, o despertar de uma consciência de políticas públicas em que todos são parte integrante das ações de proteção e defesa civil, porque ninguém consegue uma cultura segura se não se unirem.

Os Águias vem buscando a pactuação de parcerias com os órgãos públicos para prestarem auxílio nas ações de prevenção, resposta e reconstrução durante o período crítico de intensas chuvas. A Instituição que se pauta pelos seus princípios em atuar na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida se destaca diante da sociedade ao treinar e capacitar permanentemente as suas equipes e se integrar às forças públicas como força de proteção.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: Divulgação

 CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ0 

Deixe uma resposta

20 − 5 =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.