PADRÃO ÁGUIAS PARTICIPA DE AÇÃO COM A DEFESA CIVIL EM NOVA FRIBURGO

Instituição atua na prevenção em áreas de risco

A Organização dos Águias, através da 2ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente, em Nova Friburgo, esteve presente e atuante nos dias 29 de agosto e 05 de setembro/2018 auxiliando os trabalhos da Defesa Civil no exercício de simulado de evacuação de áreas de risco e orientações de como se portar durante situações de emergências. O evento realizado nos bairros do Alto do Floresta e Cachoeirinha, respectivamente, teve como principal objetivo o teste das sirenes de alerta e alarme e à preparação para as ações de prevenção e redução de riscos a desastres, além de envolvimento de todos para uma cultura segura. Expedicionistas e Apoiadores visitaram as comunidades distribuindo cartilhas educativas com orientações básicas sobre a conduta diante de situações de emergências. O rico material pedagógico desenvolvido pelo DRM (Departamento de Recursos Minerais) do Estado do Rio de Janeiro traz importantes informações das áreas de riscos e conhecimentos básicos sobre desastres naturais, principalmente os movimentos de massas e inundações. Os Águias puderam conversar com os moradores e explicarem sobre os principais procedimentos para se protegerem diante de qualquer sinistro.

Desdobrando as ações de seu Projeto intitulado “Comunidade Alerta” o Padrão Águias, através da 2ª Brigada Verde avança a sua intenção em capacitar as comunidades de áreas de riscos iminentes. A partir de proposta pedagógica de educar pelo exemplo, o Projeto Comunidade Alerta vem capacitando cidadãos e comunidades com o intuito de fortalecer o Sistema Municipal de Defesa Civil, cujas ações necessitam a orientação permanente de toda a sociedade. O Projeto já formou cerca de 150 cidadãos friburguenses com o conhecimento básico em primeiros socorros e conduta diante das situações de emergências e calamidades.

A equipe da Defesa Civil sob o comando do Agente Ribeiro agradeceu ao Padrão Águias pela atuação nas comunidades, especialmente na conduta pedagógica na orientação das pessoas que constantemente estão expostas ao risco iminente. O Expedicionista Márcio Raphael, Comandante da 2ª Brigada Verde destaca a importância do trabalho integrado às forças públicas e enaltece a receptividade da população friburguense, que sempre acolhem muito bem a presença das equipes. Márcio enfatiza que os Águias são sempre bem recebidos porque o seu trato é diferente com a população. Isso faz toda a diferença e a participação é muito bem aceita. O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel declara a sua satisfação em ver a sua equipe trabalhando com sentimento humanitário e responsabilidade social. As Apoiadoras Viviene, Daniele e Tatiana falaram da alegria de estarem participando de tão importante trabalho para assegurar à segurança e qualidade de vida de todos.

Parabéns ao nobre trabalho de homens e mulheres que travam a luta para assegurar a defesa do meio ambiente e a preservação da integridade da vida. Sempre Presentes e Atuantes.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)   –  FOTOS: DIVULGAÇÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments