PADRÃO ÁGUIAS CAPACITA JOVENS EM NOVA FRIBURGO, RJ

Projeto Comunidade Alerta desenvolvido pela 2ª Brigada Verde
capacita jovens em Primeiros Socorros para atuarem em situações adversas

ATITUDE DIGNA DE RECONHECIMENTO PÚBLICO

Mais um grande empreendimento de educação e preparação de jovens foi implementado pela Organização dos Águias. Desenvolvido pela 2ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente (filial do Padrão Águias na cidade de Nova Friburgo), que é especializada em Buscas e Resgate em Áreas Remotas, o Projeto Comunidade Alerta que tem como missão a preparação das comunidades para atuarem em situações adversas vem se empenhando para a capacitação de grupos, instituições e pessoas para noções básicas em primeiros socorros e atuação em situações adversas, contribuindo de forma significativa na redução de riscos a desastres.

Contando com metodologia da atuação dos Expedicionistas, os Águias tem buscado parcerias com associações de moradores, escolas e grupos organizados para a implementação de seu projeto Comunidade Alerta para a formação de lideranças e jovens. O Curso de Primeiros Socorros conta com duas categorias de carga-horária distribuídas com oficinas teóricas e práticas de 10 horas e 30 horas de estudos. As ações e desenvolvimento do curso são gratuitos e continua na busca de parceiros para a sua continuidade e ampliação em todas as comunidades, cuja missão é levar a finalidade da Instituição que atua na Defesa e preservação do meio ambiente e à preservação da integridade da vida.

Em parceria com a Escola Rei Alberto I, no Instituto Bélgica, Baixada de Salinas, em Nova Friburgo, a turma formada por jovens moradores locais e entorno e alunos da Escola residentes nos Municípios de Sumidouro e Cantagalo, os Águias aplicaram a prova escrita e prática para a finalização do Curso que teve início em maio/2017 e encerramento no último sábado, dia 01 de julho/2017.

Os jovens puderam aprender técnicas e procedimentos importantes de atuação nos primeiros socorros e como agirem em situações extremas. Além de todo o conteúdo teórico os participantes puderam participar de diversas oficinas práticas e simulados. 

A prova final foi supervisionada pelo Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel e auxiliada pelos Expedicionistas da 1ª Brigada Bruno Nepomuceno Alves (Instrutor de Sobrevivência), Ellinton Fagundes Batista (Integrante do 4º Grupo de Apoio a Buscas e ao Resgate / 23ª Cia de Sobrevivência) e Fátima Cristina Carvalho de Souza (Integrante do 4º Grupo de Apoio a Buscas e ao Resgate) e pelo Resgatista Eduardo na companhia de seu filho João, um apaixonado pelo atendimento pré-hospitalar. Os jovens participantes do curso foram avaliados pelos integrantes da 2ª Brigada, comandada por Márcio Raphael e Guilherme dos Reis e auxiliada por Gustavo Viana Nunes, Gustavo Quintanilha, José Diogo Rodrigues Turques e Marcello Volout. Com bom aproveitamento os jovens receberam o merecido certificado e exibiram com orgulho o símbolo de suas conquistas.

O Comandante da 2ª Brigada Márcio Raphael destaca a sua satisfação do dever cumprido e ressalta o empenho de todos para a consecução dos resultados. O Mestre dos Águias, Cleiton Pimentel declarou a sua emoção em ver o seu ideal cada vez mais expandindo horizontes. O Mestre agradeceu o empenho da 2ª Brigada e as importantes parcerias estabelecidas para o enobrecimento do trabalho sempre presente e atuante.

Parabéns aos Águias, cada vez mais voando alto em benefício da sociedade e da integridade humana.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)   –   FOTOS: DIVULGAÇÃO

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments