Base de Controle e Apoio será instalada na comunidade para atuar na prevenção de riscos e auxiliar na resposta às emergências.
Ações fazem parte do planejamento da Operação Verão.


A Organização dos Águias se reuniu na noite da última terça-feira, 31 de outubro/2017 para discutir estratégias de atuação na comunidade do Vale da Revolta em períodos críticos de intensas chuvas. As ações fazem parte do plano de aplicação da Operação Verão, instituída pela Organização com o objetivo de auxiliar às forças públicas e comunidades para a redução de riscos a desastres e no controle de ordem dos abrigos de proteção. Os Águias vêm trabalhando no auxílio às emergências no Vale da Revolta nos últimos 6 anos, cumprindo plantões de permanência para a segurança estrutural, orientação técnica, auxilio imediato para a evacuação de áreas instáveis e suporte operacional, além de permanente trabalho preventivo e de orientação técnica.


A Operação Verão versão 2017/2018 será organizada com a instalação de Base de Controle e Apoio em locais mais vulneráveis que necessitarem de auxílio imediato. Com a BCA as equipes que ficarão de plantão poderão dar maior estrutura de apoio e principalmente no controle de ordem e constante vigilância dos locais de potenciais riscos iminentes e em áreas de estruturas colapsadas, além de estabelecerem um canal direto para orientação e suporte ao gabinete de gerenciamento de crise na base de comando do Padrão Águias.


O Presidente da Associação de Moradores do Vale da Revolta, Judas Tadeu Florêncio destacou a participação e o grande apoio que o Padrão Águias vem desempenhando na comunidade nos últimos anos e ressalta a importância da Organização para o controle e decisões firmes, o que facilita as ações nas situações de emergências em que há a necessidade de conhecimentos técnicos e de preparação operacional que são peculiares dos Expedicionistas. Tadeu falou das dificuldades encontradas no período das chuvas e agradeceu o empenho dos Águias para tornar mais tranquila a administração nas situações de crise quando o desastre se instala.


O Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva, que assume o comando do Grupamento Especial de Operações Tática, Buscas e Salvamentos (GEBS), a partir de 01 Novembro/2017, falou da necessidade das comunidades se organizarem para o enfrentamento das situações vulneráveis e enalteceu a organização da Associação do Vale da Revolta que está sempre preocupada em dar maior segurança aos seus moradores. Bernardo, que já atuou no comando tático e estratégico em períodos críticos de chuvas no vale da Revolta fala da importância de se fazer um trabalho de prevenção permanente na comunidade.


O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel agradeceu ao Sr Tadeu pelo respeito e confiança ao trabalho dos Águias e frisou a importância de se pactuar parcerias para a consecução de bons resultados para uma comunidade mais segura. O Mestre explicou toda a dinâmica e os procedimentos que a Instituição irá adotar no período crítico das chuvas, cuja iniciativa de apoio está além das necessidades, e sim da aceitação e reconhecimento aos profissionais Expedicionistas e seus apoiadores técnicos.
Parabéns ao ilustre trabalho dos Águias, Sempre Presentes e Atuantes
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: Rafael Tenente