Profissionais se especializam para atuar no Resgate em Áreas Remotas


A Organização dos Águias em parceria de integração com o Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis (GRAVT), se uniram para capacitar mais uma turma em Resgate em Áreas Remotas. A 5ª turma do Curso de Resgate em Áreas Remotas, composta de Socorristas e Expedicionistas dos Municípios de Macaé, Rio das Ostras, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Teresópolis foi realizada nos dias 16 e 17 de dezembro/2017 nas áreas de Reservadas de Instruções de Operações Especiais e Sobrevivência do Padrão Águias, localizada na Serra do Vulcão, 2º distrito de Teresópolis.
Envolvidos na missão de capacitar profissionais para atuar nos resgates em áreas remotas, as duas Instituições não mediram esforços para a oferecer um treinamento metódico e eficaz focando as dificuldades de transpor obstáculos naturais com a devida segurança com o objetivo de salvar vidas.


Após intenso treinamento com as instruções práticas iniciais debaixo de temporal, os alunos da 5ª turma de Resgate em Áreas Remotas puderam constatar e vivenciar na pele as adversidades e instabilidades do terreno, principalmente pela necessidade de se estruturarem para enfrentarem o dia e a noite, mesmo com o mau tempo. Os cursistas receberam instruções de transporte de segurança, resgate preciso e eficaz em áreas instáveis, técnicas de sobrevivência, acuidade visual noturna, transporte de feridos e suporte básico de vida em situações de resgate, progressão ao terreno de difícil acesso e em área restrita, dentre outras ações reais estruturadas em ambientes de mata fechada.
Luciano Fernandes, Comandante do GRAVT, responsável pelas instruções de Socorro e Resgate destacou a responsabilidade do socorrista diante de situações adversas e frisou a necessidade de cada vez mais ter profissionais capacitados para dar a resposta do suporte básico de vida. Luciano frisou a importância de parceiros para assegurar melhores profissionais em benefício da vida.
O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, Comandante Chefe do Padrão Águias, responsável pelas instruções táticas-operacionais e de sobrevivência, ressaltou a necessidade da capacitação permanente de todos os profissionais que estejam envolvidos pela integridade da vida. Cleiton enfatizou o diferencial de profissionais que se empenham na constante busca pelo conhecimento para a efetividade naquilo que pretendem ser diante da sociedade.
O Cursista Rodrigo Falcão (que é um dos instrutores de socorro do GRAVT) se emocionou em falar do envolvimento pela vida e da experiência vivenciada no curso. Falcão enfatizou o treinamento para a eficácia de todas as ações de socorro.


Contando com uma equipe de profissionais especializados em Atendimento Pré-Hospitalar, Socorro Operacional, Sobrevivência, Resgate em Áreas Remotas e Operações Táticas, o curso foi desenvolvido com o apoio dos Socorristas Leonardo Furtado e Márcio Rodrigo de Mello e pelos Expedicionistas Bruno Nepomuceno Alves, Fátima Souza, Ellinton Batista, Thiago Mendes, Matheus Batista, Ameliane Goiasdeki e Guilherme Reis.


Parabéns aos novos capacitados em Áreas Remotas. Parabéns ao Padrão Águias e ao GRAVT pela responsabilidade de formarem profissionais em benefício da vida.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: BRUNO NEPOMUCENO