PADRÃO ÁGUIAS PARTICIPA DE AÇÃO AMBIENTAL NO DIA DA ÁRVORE

Mobilização do Poder Público e da Sociedade Civil enalteceu o dia mundial da limpeza

Evento organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pela Associação de Moradores focou a limpeza do bairro do Caleme em Teresópolis, Região Serrana do Rio.

A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais um importante evento de Educação Ambiental e exemplo a ser seguido. Reunidos na manhã do dia 21 de setembro/2019, no Bairro do Caleme, região periférica da Cidade de Teresópolis, Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Secretaria de Serviços Públicos e da Associação de Moradores local, auxiliadas por Expedicionistas e Apoiadores do Padrão Águias da Aventura Objetiva (1ª e 2ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente), executaram uma grande limpeza na retirada de resíduos sólidos, plantaram e distribuíram mudas homenageando o dia da árvore, marcando de forma significativa o dia em que também se comemora o dia mundial da limpeza.

Dois importantes chamados para o despertar de uma consciência real da necessidade dos seres humanos adotarem uma postura drástica de responsabilidade com a vida. O primeiro, em que se comemora o Dia da Árvore ergue-se a bandeira da conscientização sobre a importância da preservação das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à todas as formas de vida, além de estimular a reflexão sobre as consequências das queimadas, do desmatamento para a ascensão do lucro e da expansão da poluição, a necessidade de proteção das nascentes e mananciais e a manutenção do filtro do equilíbrio do clima. O segundo, em que se comemora o Dia Mundial da Limpeza abre-se a porta da consciência para uma ação mundial que visa promover a mobilização de todos para a tomada de atitudes de retirada de resíduos sólidos descartados nas cidades, bairros, praias, praças e áreas naturais. Neste dia 157 países se mobilizam para as ações de limpeza para marcar de forma impactante a necessidade de sensibilização da sociedade humana que tem desprezado de forma contundente o único Planeta que “possuem” para viver. A este ato, chamamos a atenção para os hábitos da modernidade e da facilidade de usar indiscriminadamente tudo aquilo que a natureza leva muito tempo para digerir.

Envolvidos na missão de educar pelo exemplo os Águias apresentaram o seu projeto de sustentabilidade Banco de Mudas, que tem como proposta a reutilização de copinhos de plástico de polipropileno para servirem de estruturas para a produção de mudas de árvores. O Projeto já produziu cerca de 15 mil árvores e recolheu do meio ambiente cerca de 850 mil copinhos, além de mobilizar comunidades acadêmicas científicas, empresas, grupos organizados e comunidades para somarem forças e esforços para reduzirem os grandes impactos causados pelo descarte inadequado desses materiais, especialmente em corpos hídricos.

À esquerda (Ao lado da Gestora do Projeto Banco de Mudas Jaciara Santos, Marcos Jaron, Secretário de Desenvolvimento Social planta uma árvore em região atingida pela tragédia de 2011. Exemplo a ser seguido por agentes públicos

As equipes percorreram as principais vias de acesso, praças, estradas, servidões e corpos hídricos recolhendo todos os tipos de resíduos e deram uma demonstração de cidadania e exemplo de Educação Ambiental. Os Águias ainda fizeram uma breve visita nos locais de potencial risco para observarem os principais pontos para serem analisados em caso de aplicação de apoio ao socorro nas situações de emergência, especialmente nos plantões de permanência da Operação Verão. O Bairro do Caleme é uma região topográfica de forma complexa e mista, reunindo montanhas e fundo de vale, duramente castigado na tragédia de 2011. Após 08 anos de uma das maiores tragédias climáticas já registradas no Brasil, algumas obras foram realizadas, mas há de se destacar que a população continua vivendo em áreas vulneráveis e expostas ao risco, principalmente se não cuidarem dos corpos hídricos e das encostas, além de permanecerem em estruturas precárias e frágeis em alguns pontos.

Marcos Jaron, Secretário de Desenvolvimento Social de Teresópolis agradeceu a parceria com o Padrão Águias e a necessidade da mobilização da população para a responsabilidade para a tomada de consciência de que o “Lixo é Nosso, e se o lixo é de todos cada um de nós temos a responsabilidade com o seu resíduo. Jaron que é o gestor responsável pela Politica Pública de Proteção Social ressaltou que tal ação é uma atividade para chamar a atenção da população para a melhoria da qualidade de vida do bairro e compreender que o meio ambiente precisa de todos nós. O Secretário finalizando dizendo que esse é o movimento para mover a todos em prol da natureza e da vida. A Srª Lucineia da Silva, Presidente da Associação de Moradores destaca o dia como a oportunidade dos moradores se unirem para limpar a sua comunidade e plantar mudas de árvores, além da sensibilização para não descartar inadequadamente sujando o seu próprio espaço de convivência, cujas ações é pensar com consciência no futuro do Planeta e consequentemente na humanidade. Dona Néia, como é carinhosamente conhecida, esbanja simpatia, além de demonstrar comprometimento com a melhoria constante do seu bairro. A Líder comunitária fez questão de mostrar aos Águias todos os locais vulneráveis que foram avariados na tragédia de 2011 e da necessidade de se estabelecer uma agenda permanente de prevenção evitando novas tragédias.

Srª Lucineia da Silva, líder da Comunidade recebe uma muda de árvore da Gestora do Projeto Banco de Mudas Jaciara Santos. Uma imagem para marcar a história.

A apoiadora Jaciara Santos, Gestora Ambiental, coordenadora do Projeto Banco de Mudas, fez uma breve explanação sobre a importância de se cuidar do resíduo que produzimos e da importância do momento de comemoração e reflexão sobre o dia da árvore, demonstrando que é possível transformar o lixo em atitudes sustentáveis. Jaciara se emocionou em ver a mobilização em prol da vida e ressaltou a integração de todos para o bem comum.

O Expedicionista Thiago Mendes, que comandou a equipe dos Águias frisou a importância de participar do evento e destacou o sucesso da missão pelo dia mundial da limpeza e pelo dia da árvore. Mendes parabenizou a sua equipe enaltecendo que, por maior que seja o porte de uma árvore ela começa por uma simples semente. É isso que faz com que acreditemos na união e integração de todos para impactarmos pelo exemplo. O Comandante da missão avaliou o bom desempenho de todos e enalteceu com satisfação a integração do poder público com a sociedade civil.

O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel destacou o grande engajamento de todos para a tomada de atitudes de responsabilidade com o Planeta e ressaltou a importância da mobilização e da participação do Poder Público no incentivo de ações para o bem comum. Pimentel elogiou a intencionalidade da Secretaria de Desenvolvimento Social em incentivar atividades que focam a melhoria da qualidade de vida das comunidades, especialmente voltadas para às questões ambientais. O Mestre parabenizou a sua equipe de homens e mulheres de garra e de luta que por onde passam espalham os impactos da educação pelo exemplo.

MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP)    –   FOTOS: Daniel Miranda e Luan Machado

 CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments