Instituição dá exemplo de calor humano e destina cerca de 600 agasalhos e cobertores à Associação Beneficente Sopão, em Teresópolis-RJ.


A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais uma importante ação de ajuda humanitária e exemplo a ser seguido. Sob o Comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, Expedicionistas da 1ª e 2ª Brigada Verde, Apoiadores e Voluntários, acompanhados de representantes da equipe técnica do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), se reuniram na manhã do domingo, 17 de junho / 2018, para procederem à entrega de roupas, agasalhos e cobertores para a Associação Beneficente Sopão (onde funciona o Abrigo Municipal Dr Sérgio Fernandes). Os materiais doados servirão de suporte para o acolhimento de pessoas que vivem em situações de rua e grupos vulneráveis que necessitam de proteção especial, principalmente em épocas de intenso frio teresopolitano.


Envolvidos na nobre missão de assegurar os seus valores de Altruísmo, Generosidade, União, Integração e Amizade, há 18 anos a campanha de arrecadação organizada pela Divisão de Ação Social e Ajuda Humanitária vem ganhando dimensão pública e incentivo às práticas do trabalho voluntário humanitário, cujas ações tem alcançado importantes classes sociais, pessoas e grupos organizados. Em 2018, a equipe se mobilizou durante 60 dias, para culminar o sucesso planejado, totalizando cerca de 600 peças de agasalhos e cobertores.


A Associação Beneficente Sopão é uma Instituição de direito privado sem fins lucrativos, que vive basicamente de doações e se destina em atender população vulnerável em situação de rua, contando com a oferta de almoço e janta todos os dias e abrigamento à noite. A Instituição integra à Rede Socioassistencial da Proteção Social Especial de Média Complexidade do Sistema Único da Assistência Social. O abrigo é administrado por um grupo de voluntários e conta com a ajuda de instituições e pessoas abnegadas à causa humanística.


As Assistentes Sociais Vivian Ricciardi e Maria Eugênia Alvarez Frederico, Representantes do CREAS, enalteceram a importância das ações para com a população em situação de rua e destacaram o trabalho de integração com o serviço de proteção especial, especialmente com o Abrigo Sopão. Vivian pontuou o trabalho voluntário do Padrão Águias para a mobilização de pessoas para a prática do bem e a necessidade de garantir melhores condições para os trabalhos tão complexos para a efetivação dos direitos sociais.


Rogério Féo, representando a Diretoria do Abrigo declarou a sua alegria em ter novos parceiros para a soma dos resultados positivos da Instituição. O representante fez uma breve apresentação dos objetivos e das ações do abrigo e agradeceu ao Padrão Águias pela doação e pela brilhante iniciativa, enaltecendo os propósitos do atendimento humano para todos aqueles que necessitarem. Em suas palavras iniciais, o voluntário destacou que o seu grupo uniu o amor e o tempo para se dedicar à uma causa amparada pelo amor e a fé Cristã, independente de denominação religiosa ou qualquer denominação política.


Fabiana Santos, Assistente Social, integrante voluntária das ações sociais dos Águias agradeceu a oportunidade de apoiar as iniciativa de trabalhos à Proteção Especial, especificamente para a população em situação de rua. Fabiana enfatizou a satisfação de ver o carinho e o amor por uma causa muitas vezes esquecida pela sociedade.


Após a entrega dos materiais no salão de convivência, Rogério pediu que todos se unissem de mãos dadas para o mais honroso gesto realizando a Oração do Pai Nosso, agradecendo a Deus pela oportunidade de servir com amor. Momentos de muita emoção foram marcados com a participação de alguns beneficiários do Abrigo.


O Mestre dos Águias falou dos propósitos da sua equipe em atuar na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida. Cleiton enfatizou o compromisso de agir em benefício do próximo exercitando a prática de compartilhar amor e a permanente busca pela dignidade humana. Em sua citação inicial, Cleiton Pimentel enfatizou que é preciso saber olhar as pessoas vulneráveis que muitas vezes estão esquecidas e invisíveis na sociedade. O Mestre agradeceu a presença do CREAS e a todos que colaboraram com a campanha, ressaltando a intenção do Padrão Águias em ajudar os trabalhos do Abrigo Municipal.


O Expedicionista Ellinton Batista, responsável pela logística de transporte da Campanha disse estar emocionado e gratificado em poder concluir mais uma missão de amor e principalmente ver o brilho no olhar daquelas pessoas que tanto precisam de atenção e ajuda.
Agradecimentos a todas as pessoas que colaboraram com o sucesso da campanha. Parabéns a Organização dos Águias no cumprimento de seus propósitos de colaborar para a melhor qualidade de vida de todos.
Sempre Presentes e Atuantes.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: BRUNO NEPOMUCENO