Evento marcou as comemorações dos 16 anos de criação da Unidade de Conservação Estadual


A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais um importante evento ambiental em Teresópolis. Marcando o encerramento das comemorações alusivas ao dia mundial do meio ambiente e os 16 anos de criação do Parque Estadual dos Três Picos, sob o Comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, Expedicionistas do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos da 1ª Brigada Verde participaram da inauguração da travessia Vale da Revolta – Jacarandá, regiões preservadas sob a tutela da Unidade de Conservação Estadual, integrante do Instituto Estadual do Ambiente – INEA-RJ.


Reunidos da manhã do dia 10 de junho / 2018, no Núcleo do Vale da Revolta, Equipes do Parque Estadual dos Três Picos e convidados realizaram a caminhada até o encontro do Núcleo Jacarandá. O trajeto de aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão foi planejado e bem sinalizado oferecendo excelente atividade ecológica e turística em área genuína de Mata Atlântica. Cercada por vasta formação vegetal e árvores centenárias, rios cristalinos e grande quantidade de nascentes, a região rica em biodiversidade é um verdadeiro tesouro verde que mantém o equilíbrio climático dos municípios de Teresópolis e Guapimirim, zonas limítrofes da Unidade.


A travessia marca de forma significativa um novo atrativo na Unidade em Teresópolis, oportunizando visitas em locais naturais e beleza ímpar, como é o caso do Mirante Boa Vista, área verdadeiramente com visual 360 graus de montanhas, aliadas à riqueza da biodiversidade da Mata Atlântica.


O Chefe do Parque Estadual dos Três Picos Marcos Rangel Schuenck de Moura falou da importância de consolidar o novo atrativo, além de reabrir o Núcleo ao público, e agradeceu a participação de todos para o desenvolvimento das ações da Unidade, especialmente na soma de resultados positivos.


O Mestre dos Águias agradeceu e parabenizou à direção do Parque dos Três Picos pela brilhante iniciativa e pelo excelente atrativo que abre, ainda mais as oportunidades da prática de caminhadas em áreas conservadas e preservadas. Cleiton enalteceu o trabalho honroso dos Guarda-Parques, cujas ações foram determinantes para o sucesso da construção e estrutura das trilhas.


O Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva, Comandante do GEBS destacou a excelente estrutura da trilha e frisou a importância do local para a realização de treinamentos e a prática de exercícios e sensibilização ambiental, além de ser um atrativo para a prática de consciência da responsabilidade de se preservar.


Parabéns a administração do Parque Estadual dos Três Picos. Felicitações pelos 16 anos de sucesso como Unidade de Conservação. Parabéns aos Águias, sempre Presentes e Atuantes.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: BRUNO NEPOMUCENO