INSTITUIÇÃO DÁ EXEMPLO DE ATITUDE SUSTENTÁVEL ATRAVÉS DO PROJETO BANCO DE MUDAS


A Organização dos Águias deu mais um belo exemplo de cidadania e exemplo a ser seguido. Sob o comando do Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, na manhã do primeiro domingo da Primavera, 23 setembro/2018, em homenagem mês da árvore, Integrantes Expedicionistas, Técnicos em Meio Ambiente, Biólogos, Apoiadores e convidados percorreram a famosa Feirinha do Alto (local de expressiva visitação de turistas) para entregar mudas de árvores nativas e árvores de pomar produzidas nas incubadoras do Projeto Banco de Mudas. Quem passava pelo local recebia das mãos da equipe um folder explicativo do empreendimento de Educação Ambiental e uma muda de árvore de sua preferência.


O público presente se encantou com a proposta e parabenizou a iniciativa da Instituição, causando um ar de alegria contagiante na linda manhã do início da Primavera. Foram distribuídas 250 mudas de árvores nativas e árvores frutíferas de pomar, tais como: paineira rosa, ipê amarelo, urucum, fruta do conde, nêspera amarela e amora. Logo nas primeiras horas vários turistas e feirantes puderam conversar com as equipes dos Águias que se distribuíram em todos os espaços da Feira. Por onde passavam, contagiavam ao público levando as marcas da educação pelo exemplo de atitude sustentável e de amor pela vida.


O Projeto Banco de Mudas é uma iniciativa do Padrão Águias da Aventura Objetiva para atuar no reflorestamento de áreas degradadas, consolidando a preparação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e outras formas de vegetação a partir de seleção de sementes cuidadosamente germinadas. Em consequência, a Instituição também alia à produção de mudas na alternativa sustentável na gestão do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de plástico de polipropileno. A maior parte desses copinhos são descartados inadequadamente em vias públicas e causam entupimentos em bueiros, causando alagamentos, além de permanecerem por muitos anos no meio ambiente.


A produção de mudas de árvores e outras plantas possibilita a geração de renda para pessoas, grupos e Instituições para a sua manutenção, além de potencializar o plantio de árvores. Recentemente, em dezembro/2017, a Agência Nacional de Águas (ANA), outorgou certificado do Prêmio 2017, citando as iniciativas do Projeto como contribuição para o fortalecimento de boas práticas na gestão dos recursos hídricos na categoria de Organizações Civis. Tal Prêmio visa o reconhecimento de ações e iniciativas para o desenvolvimento de uma cultura preservacionista e cuidadora dos recursos hídricos no país, além de incentivar boas práticas na gestão das águas.


Pessoas, Empresas e Autoridades Públicas apoiam as iniciativas sustentáveis do Projeto Banco de Mudas.
O Projeto já produziu cerca de 10 mil árvores e possibilitou o recolhimento de cerca de 500 mil copinhos, além de ter mobilizado comunidades acadêmicas científicas, autoridades públicas, empresas responsáveis, grupos organizados, instituições religiosas, pessoas e comunidades. No cumprimento de atitudes de responsabilidade com o Planeta o Padrão Águias está sempre inovando em ações de educação ambiental incentivando e mostrando como se faz acontecer a partir de compromisso com a qualidade de vida de todos.


A apoiadora Jaciara Santos, Gestora Ambiental, responsável pela gestão do Projeto destaca a dimensão alcançada através de um trabalho organizado que mostra resultados. Jaciara é o exemplo de estrutura cidadã ao encampar a sua família para abraçarem os ideais da Instituição, demonstrando aos seus filhos a identidade do bom exemplo.


O Mestre dos Águias destaca que a comemoração ao dia da árvore e a chegada da primavera é um chamamento público para a sensibilização humana sobre a importância de se preservar a integridade do clima e a proteção de mananciais. Cleiton fala da importância de se adotar uma postura responsável diante das necessidades humanas reduzindo sensivelmente o consumo desnecessário e destinando corretamente os resíduos sólidos, como é o caso dos copinhos de plástico, que se tornam um grande problema quando são desprezados no meio ambiente. O Mestre finaliza observando que muitas iniciativas custam apenas a tomada de atitudes e valores que devem ser cultivados numa sociedade artificialista, consumista e muitas vezes alienadas da essência da vida.


AS MARCAS DA EDUCAÇÃO PELO EXEMPLO
Quem ensina ao filho o valor de uma árvore, de certo não verás o mesmo a ter dificuldades de compreender o sentido da vida.


Parabéns aos nobres meninos e meninas, homens e mulheres de força, garra e determinação de educarem pelo exemplo. Sempre Presentes e Atuantes.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: BRUNO NEPOMUCENO / CLEITON PIMENTEL
NOTA DA REDAÇÃO: Todas as imagens contidas no corpo desta matéria destinam-se em divulgar as boas ações de uma prática pedagógica consolidada a partir de resultados positivos que preservem à integridade da pessoa humana e do desenvolvimento social, bem como na disseminação de iniciativas de cunho público.