Projeto “Banco de Mudas” é destacado como ação sustentável de importante impacto socioambiental


A Organização dos Águias participou da Reunião do Observatório Social de Teresópolis apresentando os seus princípios por atuar na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida. Membros integrantes do Observatório e representantes do Padrão Águias se reuniram na noite do último dia 30 de julho / 2018, na sala da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT) para discutirem a reivindicação ao Poder Público para transformar o Parque Regadas como ponto de atividades culturais, esportes e lazer, educação e entretenimento nas manhãs dos domingos. Intitulado como Projeto Lazer Terê, a iniciativa elencada pelo Observatório Social visa à transformação de ruas em espaços de lazer, congregando importantes iniciativas e atividades para a promoção da melhor qualidade de vida da população.


Aliadas à proposta de integrar atividades de educação ambiental, o Padrão Águias foi convidado para apresentar o Projeto Banco de Mudas. A iniciativa de convidar a Organização dos Águias partiu do Sr Jairo da Empresa Atlântica Turismo, por considerar o trabalho de grande relevância para a cidade. O Projeto é uma iniciativa do Padrão Águias da Aventura Objetiva para atuar no reflorestamento de áreas degradadas, consolidando a preparação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e outras formas de vegetação a partir de seleção de sementes cuidadosamente germinadas. Em consequência, a Instituição também alia à produção de mudas na alternativa sustentável na gestão do resíduo sólido a partir de reutilização de copinhos de plástico de polipropileno. A maior parte desses copinhos são descartados inadequadamente em vias públicas e causam entupimentos em bueiros, causando alagamentos, além de permanecerem por muitos anos no meio ambiente.


Apresentado pelo Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel o Projeto Banco de Mudas chamou a atenção dos presentes, especialmente no impacto social causado e na operacionalidade logística que a Instituição vem trabalhando para a concretização de bons resultados. Cleiton destacou que é preciso estar envolvido com as questões ambientais cuidando do ser humano, como foco principal para envolver a todos para o compromisso de responsabilidade com o Planeta. O Mestre ressaltou a importância de estabelecer uma rede do bem para que os objetivos sejam alcançados e frisou a importância de se envolver em projetos para a participação cidadã.


Jaciara Santos, Gestora do Projeto Banco de Mudas falou da importância da parceria de integração com os Órgãos representativos do município e frisou a dimensão social causada com a soma de esforços de todos. Durante a reunião foram discutidos vários assuntos para o desenvolvimento de atividades no município, dentre elas a realização de oficinas pedagógicas de projetos socioambientais e a realização de atividades do Projeto Banco de Mudas no dia 23 de setembro, em comemoração à semana da árvore e a chegada da Primavera.
CONHECENDO O OBSERVATÓRIO SOCIAL
O Observatório Social de Teresópolis, órgão integrante da rede do Observatório Social do Brasil é um espaço para o exercício da cidadania, de caráter democrático e apartidário, congrega entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. Sua estrutura é formada por cidadãos brasileiros que se unem para acompanhar a aplicação dos recursos públicos, em favor da transparência e da qualidade dos serviços em benefício de todos. A equipe é composta por empresários, profissionais, professores, estudantes, funcionários públicos e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da justiça social.
Parabéns ao Observatório Social de Teresópolis pela mobilização e atuação. Parabéns aos Águias, sempre Presentes e Atuantes.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: BRUNO NEPOMUCENO
NOTA DA REDAÇÃO: Todas as imagens contidas no corpo desta matéria destinam-se em divulgar as boas ações de uma prática pedagógica consolidada a partir de resultados positivos que preservem à integridade da pessoa humana e do desenvolvimento social, bem como na disseminação de iniciativas de cunho público.