Instituição reconhecida pela experiência em calamidades auxilia Forças Públicas para atuação em resposta às Emergências em áreas de riscos aos desastres


EVENTO DESTACOU A NECESSIDADE DE UMA CULTURA DE PREVENÇÃO
A Organização dos Águias esteve presente e atuante em mais um importante evento integrando-se às forças públicas para a soma de esforços no enfrentamento das situações de riscos aos desastres naturais. Sob o Comando do Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva, Comandante do Grupamento de Buscas e Salvamentos (Teresópolis – 1ª Brigada) e do Expedicionista Márcio Raphael Comandante da 2ª Brigada (Nova Friburgo), Integrantes do Grupamento de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos especializados em intervenção tática e situações emergenciais e Apoiadores Técnicos participaram do simulado de desocupação de áreas de riscos, realizado na manhã do domingo, 25 novembro/2018, no Vale da Revolta (Teresópolis) e na Ponte da Saudade (Nova Friburgo), Região Serrana do Rio. Envolvidos na missão de atuarem na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida, os Águias e seus Apoiadores percorreram os locais vulneráveis para orientarem os moradores sobre os procedimentos a serem adotados para a desocupação das áreas em perigo numa situação de risco iminente.


O evento faz parte da abertura da Semana Estadual de Redução de Riscos aos Desastres, organizada pela Secretaria de Estado de Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro. O Objetivo dos simulados é a tomada de procedimentos, conduta e conscientização da população para a desocupação de áreas vulneráveis sujeitas aos sinistros que assolam à sociedade, destrói vidas humanas, muda a rotina social e deixam cicatrizes muitas vezes irreparáveis.


Representantes da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Autoridades Civis e Militares, Secretários Municipais, Instituições parceiras (Cruz Vermelha Brasileira Filial Teresópolis e Padrão Águias da Aventura Objetiva), Voluntários e Moradores locais se uniram para traçarem um entendimento único da necessidade de estabelecerem procedimentos e entendimentos para o enfrentamento da crise numa possível situação adversa para a minimização do sofrimento alheio.


O Secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, Coronel BM João Paulo Mori e o Tenente Coronel BM Glaucius José Braga Leal, Chefe da Coordenadoria Regional de Defesa Civil da Região Serrana (REDEC-SERRANA) agradeceram a presença dos Águias e frisaram a importância da parceria para o fortalecimento das ações da Defesa Civil, enaltecendo a experiência dos Expedicionistas nas ações de prevenção e no auxílio imediato nas situações emergenciais.
O Subsecretário (Comandante) da Defesa Civil de Teresópolis, Coronel Albert de Andrade e seus Agentes Operacionais agradeceram a participação do Padrão Águias pelo trabalho realizado no Vale da Revolta e enalteceu a importância da integração nas ações de Defesa Civil no município.


O Expedicionista Fabiano Bernardo destacou a necessidade de estar sempre atuando na prevenção e principalmente no conhecimento da realidade in loco para poder adotar procedimentos mais eficazes na hora da emergência. Bernardo frisou a permanência da Base de Controle e Apoio (BCA) organizada pelos Águias durante os 06 meses da Operação Verão no Bairro do Vale da Revolta, em Teresópolis, bem como a responsabilidade de se fazer um trabalho contínuo na comunidade para torna-la mais segura e preparada para as adversidades. O Líder da comunidade do Vale da Revolta, Judas Tadeu Florêncio destacou a necessidade dos Órgãos Públicos e seus representantes conhecerem de perto a realidade para ações mais eficazes. Tadeu enalteceu a participação do Padrão Águias, especialmente porque já realizam um trabalho contínuo auxiliando os moradores em épocas de intensas chuvas e na conduta de respeito durante os períodos mais vulneráveis.


O Expedicionista Márcio Raphael enalteceu a importância de estar integrado às forças públicas para a consolidação de resultados eficazes na resposta às situações de emergências. Márcio agradeceu a oportunidade de poder contribuir para uma cultura de prevenção e reiterou a importância da capacitação das comunidades para enfrentarem as situações adversas, citando o Projeto Comunidade Alerta organizado pelos Águias, como um grande aliado. O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel falou do compromisso que todos os atores devem assumir para a efetividade de todas as ações. Pimentel destaca o engajamento da sua equipe para o fortalecimento entre o poder público e as Organizações da Sociedade Civil que se propõem em servir a sociedade humana, cujas atitudes devem seguir um rito comum com o objetivo de salvar vidas.
Parabéns a todos os Órgãos envolvidos na missão de Proteger e Salvar. Parabéns aos Águias, sempre presentes e atuantes.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: DIVULGAÇÃO
CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ