ÁGUIAS ENTREGAM O PLANO DE APOIO A EMERGÊNCIAS
E ESTRUTURAM AÇÕES INTEGRADAS


A Organização dos Águias participou na noite da última terça-feira, 19 dezembro/2017 da reunião estratégica promovida pela Secretaria de Defesa Civil de Teresópolis. O evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, contou com a participação de representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, Voluntários e representantes de Associações de Moradores, focando o plano de ações e as novas tecnologias que estão sendo empregadas nas rotinas de prevenção, além da aplicação de voluntários e parceiros na execução de uma política pública integrada com a sociedade. Foram apresentados importantes instrumentos tecnológicos para facilitar a comunicação e monitoramento em períodos críticos das chuvas, tais como o serviço de alerta por SMS sobre riscos de desastres.


Uma equipe representativa, acompanhada do Expedicionista Fabiano Bernardo da Silva, Comandante do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos participou da reunião estratégica e entregou o Plano Integrado de Apoio a Emergências – PIAE (documento metodológico normatizado pela Instituição para auxiliar às forças públicas em situações adversas). O Plano dos Águias, que integra a Operação Verão 2017 / 2018 desenha o passo a passo da aplicação de trabalhos voluntários-humanitários de apoio e auxílio às forças públicas para as ações de prevenção e atuação nas emergências e calamidades.


O Agente Ubiracy Pinto, coordenador do Centro de Monitoramento e Comunicação da Defesa Civil enalteceu a parceria com o Padrão Águias pelo profissionalismo e pela organização metódica das ações e conduta, destacando a importância de um trabalho integrado. O Coronel Aníbal Ligeiro Ornelas, Secretário municipal de Defesa Civil destacou a importância da parceria e participação de voluntários para as ações de apoio aos trabalhos do Órgão e ressaltou a estrutura da rede de comunicação utilizando as novas tecnologias a serviço da prevenção e redução de riscos a desastres.


O Expedicionista Fabiano Bernardo destacou a necessidade de se estruturar cada vez mais as parcerias para poder somar forças para um bem comum, cuja finalidade é a integridade da vida. O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel, Comandante Chefe da Instituição declarou a importância de se integrar os propósitos de assegurar comunidades mais estruturadas com o despertar de uma consciência de que todos são partes integrantes das ações de defesa civil, porque ninguém consegue uma cultura segura se não se unirem. Mais uma vez parabéns aos Águias. Em todas as situações, sempre presentes e atuantes.


- ESTRUTURA DA DEFESA CIVIL DE TERESÓPOLIS(Informações do Site Oficial da Prefeitura Municipal de Teresópolis)
- Voluntários e NUDECs: Teresópolis tem 29 Núcleos de Defesa Civil Comunitários, atuando em 33 bairros, com 473 voluntários. Em 2017, foram formados cerca de novos 200 voluntários e existem cerca de 120 pessoas aguardando o início de novos treinamentos.
- Estações de Alerta e Alarme: São 26 estações, sendo 24 no primeiro distrito e duas no segundo distrito.
- Pluviômetros e réguas de rio: 20 estações do CEMADEN Nacional em todo o município; 5 estações do INEA, com pluviômetros e réguas de rio.
- Aplicativo:Para acompanhar os alertas em tempo real, ter acesso aos pluviômetros, radares e satélites, basta baixar o aplicativo *ALERTASDCT, disponível no Google Play Store para plataformas ANDROID, ou através do link direto http://app.vc/alertasdct para as demais plataformas.
- Internet: As informações do órgão podem ser acessadas pelo Blog da Defesa Civil no endereço http://dcteresopolis.blog.br ou no Facebook https://www.facebook.com/defesacivil.teresopolis.3
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: DIVULGAÇÃO