Projeto Comunidade Alerta desenvolvido pela 2ª Brigada Verde
capacita jovens em Primeiros Socorros para atuarem em situações adversas
ATITUDE DIGNA DE RECONHECIMENTO PÚBLICO


Mais um grande empreendimento de educação e preparação de jovens foi implementado pela Organização dos Águias. Desenvolvido pela 2ª Brigada Verde de Proteção ao Meio Ambiente (filial do Padrão Águias na cidade de Nova Friburgo), que é especializada em Buscas e Resgate em Áreas Remotas, o Projeto Comunidade Alerta que tem como missão a preparação das comunidades para atuarem em situações adversas vem se empenhando para a capacitação de grupos, instituições e pessoas para noções básicas em primeiros socorros e atuação em situações adversas, contribuindo de forma significativa na redução de riscos a desastres.


Contando com metodologia da atuação dos Expedicionistas, os Águias tem buscado parcerias com associações de moradores, escolas e grupos organizados para a implementação de seu projeto Comunidade Alerta para a formação de lideranças e jovens. O Curso de Primeiros Socorros conta com duas categorias de carga-horária distribuídas com oficinas teóricas e práticas de 10 horas e 30 horas de estudos. As ações e desenvolvimento do curso são gratuitos e continua na busca de parceiros para a sua continuidade e ampliação em todas as comunidades, cuja missão é levar a finalidade da Instituição que atua na Defesa e preservação do meio ambiente e à preservação da integridade da vida.


Em parceria com a Escola Rei Alberto I, no Instituto Bélgica, Baixada de Salinas, em Nova Friburgo, a turma formada por jovens moradores locais e entorno e alunos da Escola residentes nos Municípios de Sumidouro e Cantagalo, os Águias aplicaram a prova escrita e prática para a finalização do Curso que teve início em maio/2017 e encerramento no último sábado, dia 01 de julho/2017.


Os jovens puderam aprender técnicas e procedimentos importantes de atuação nos primeiros socorros e como agirem em situações extremas. Além de todo o conteúdo teórico os participantes puderam participar de diversas oficinas práticas e simulados.


A prova final foi supervisionada pelo Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel e auxiliada pelos Expedicionistas da 1ª Brigada Bruno Nepomuceno Alves (Instrutor de Sobrevivência), Ellinton Fagundes Batista (Integrante do 4º Grupo de Apoio a Buscas e ao Resgate / 23ª Cia de Sobrevivência) e Fátima Cristina Carvalho de Souza (Integrante do 4º Grupo de Apoio a Buscas e ao Resgate) e pelo Resgatista Eduardo na companhia de seu filho João, um apaixonado pelo atendimento pré-hospitalar. Os jovens participantes do curso foram avaliados pelos integrantes da 2ª Brigada, comandada por Márcio Raphael e Guilherme dos Reis e auxiliada por Gustavo Viana Nunes, Gustavo Quintanilha, José Diogo Rodrigues Turques e Marcello Volout. Com bom aproveitamento os jovens receberam o merecido certificado e exibiram com orgulho o símbolo de suas conquistas.


O Comandante da 2ª Brigada Márcio Raphael destaca a sua satisfação do dever cumprido e ressalta o empenho de todos para a consecução dos resultados. O Mestre dos Águias, Cleiton Pimentel declarou a sua emoção em ver o seu ideal cada vez mais expandindo horizontes. O Mestre agradeceu o empenho da 2ª Brigada e as importantes parcerias estabelecidas para o enobrecimento do trabalho sempre presente e atuante.
Parabéns aos Águias, cada vez mais voando alto em benefício da sociedade e da integridade humana.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: DIVULGAÇÃO