Equipe capacitada fortalece os quadros de profissionais em Teresópolis e Nova Friburgo para atuarem nas situações de emergências e desastres com a utilização de protocolos internacionais

A Organização dos Águias escreve mais um importante capítulo na sua história ao investir na formação especializada de seus integrantes, especialmente na preparação de profissionais para atuarem em situações de eventos extremos em momentos de paz ou em situação de conflitos de guerra. A equipe de Socorro e Emergência do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos (GABUR E GIASED), esteve presente e atuante no curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, ministrado pela Universidade Corporativa da Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras, das Comunidades de Países de Língua Portuguesa, BUSF-CPLP.

Realizado em São Bernardo do Campo, região metropolitana do Estado de São Paulo, no período de 14 a 17 de novembro/2019, o Curso de BREC oportunizou à especialização de Socorristas e Expedicionistas para atuarem na resposta às emergências e desastres. Contando com vasto conteúdo teórico-prático, atuação em simulados reais, desdobramento operacional seguindo protocolos internacionais da INSARAG / ONU (International Search and Rescue Advisory Group, da Organização das Nações Unidas), o metódico treinamento para Operações de Buscas e Resgates em Estruturas Colapsadas eleva ainda mais a capacidade de agir na aplicação de profissionais nas ações de auxílio às forças públicas em variadas situações adversas.

A Organização Bombeiros Unidos Sem Fronteiras – BUSF-CPLP, fundada em 2005 por um grupo de brasileiros, profissionais de resposta a emergências, com experiência de atuação em eventos pós-guerra é reconhecida como organização humanitária com status Internacional para respostas a grandes desastres. A BUSF treina e prepara profissionais para atuarem em situações adversas aplicando metodologias e protocolos convencionados pela Organização da Nações Unidas em todo o mundo. Situada no Município Paulista, a BUSF já treinou profissionais de todas as partes do Brasil e diversos países, cujos princípios é ampliar uma rede de atendimento para respostas às emergências pelo mundo.

O Padrão Águias, cujos princípios é atuar na defesa do meio ambiente e na preservação da integridade da vida, congrega profissionais de todas as áreas do conhecimento para constituir o Grupamento Especial de pronta resposta às situações de emergências e desastres. Em suas vertentes de atuação, Expedicionistas e Apoiadores vem se especializando para ampliar e aperfeiçoarem a sua aplicação, tanto nas questões ambientais, quanto nas questões de assegurarem à preservação da integridade da vida e na redução do sofrimento alheio.

A equipe especializada em Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas formada pelos Expedicionistas Thiago Mendes, Márcio Raphael, Josiane Moraes, Aletuza Mello e Carina Rosa elevam e enaltecem a Instituição pelo Dever de estar em constante busca pelo conhecimento, o que assegura o compromisso de estarem treinados e preparados para agirem em quaisquer situações. A equipe foi citada pelo Presidente Bolivar Fundão Filho, Comandante Geral da Organização BUSF-CPLP que agradeceu aos integrantes do Padrão Águias por terem concluído o curso com sucesso e louvor, o que é muito significativo para a Instituição na formação de profissionais preparados para agirem em situações de desastres.

O Comandante falou da importância de profissionais buscarem uma capacitação em Instituições sérias e comprometidas e que utilizem como base os protocolos internacionais para assegurarem à integridade da formação.

A GARRA FEMININA NO CUMPRIMENTO DA MISSÃO
A Expedicionista Josiane Moraes, que atuou nas operações de segunda resposta após calamidade da inundação em Rio Casca, MG e como ajudante de ordens do Comando Geral em Brumadinho, MG, durante o rompimento da barragem da mineradora Vale, em janeiro/2019, destaca a sua satisfação em estar se especializando para agregar mais qualidade nas ações de intervenção, frisando os princípios dos Águias na preservação da vida e enfatizando que a experiência foi intensa e diferente. Josiane, falou das missões significativas durante o curso e ressaltou alguns momentos em que foram de atenção extrema, principalmente no resgate numa área de difícil acesso em que atuou. A Expedicionista lembra a necessidade da atenção máxima e intensa o tempo todo, principalmente durante o resgate em altura. “Conhecemos, aprendemos e ensinamos pessoas de todas as partes, mostramos como agir e nos reconhecemos na importância de estarmos unidos e integrados para salvarmos vidas. Demos o nosso máximo. Os instrutores são de excelência e qualidade profissional. Sinto que saí do curso com uma bagagem enorme de conhecimento, muito aprendizado. Fomos muito elogiados pela equipe e pelos Instrutores. Estamos melhorando a cada dia. Cada passo nos aperfeiçoando mais”

Satisfação também destacada pelas Expedicionistas Aletuza Mello e Carina Rosa. Duas guerreiras e perseverantes que se emocionam ao relatarem a garra e a força das mulheres mães que deixam a família e a rotina diária, erguem a saudade das filhas e se colocam sem medir esforços com foco no treinamento para salvarem vidas. Aletuza destaca que, muito além do conhecimento na área técnica está a superação e a satisfação pessoal. A Expedicionista frisa o enorme conhecimento adquirido seguindo os protocolos internacionais e como agir em situação de desastres e em situação de guerra. “Mas, algo que me encanta é a capacidade de podermos atuar com pessoas de várias regiões do país e de renomados instrutores de diferentes nacionalidades. Todos unidos com um único propósito. Foi dolorido, desgastante, mas, retornamos com a certeza de que conquistamos mais conhecimentos para a Instituição e para a vida, algo imensurável”. A Expedicionista Carina, ressalta o desafio de sair do seu município, abrir mão de conforto da família para vencer desafios em busca do conhecimento. Carina enfatiza o enorme aprendizado e enaltece a experiência em presenciar na prática os valores da integração e da amizade que fizeram toda a diferença durante os dias do intenso treinamento. A Expedicionista declara que trabalhar em altura foi o seu maior desafio, mas o trabalho impecável e a didática dos instrutores foram decisivos para o sucesso da missão. “É preciso observar minuciosamente tudo que se passa para que possamos aprender mais. Lidar com pessoas de outras realidades, de outros temperamentos e culturas diferentes só é possível quando há uma integração. Para todas as situações sempre deve haver um olhar apurado para que possamos atingir os nossos objetivos”
LIDERANÇA E FOCO NA MISSÃO

O Expedicionista Márcio Raphael, Comandante da Segunda Brigada Verde fala do grande conhecimento adquirido e significativo aprendizado, principalmente do protocolo INSARAG, o que deixou mais claro o entendimento para uma atuação de caráter internacional. O Comandante enalteceu a oportunidade de poder conviver com outras pessoas e outras realidades, o que deixa claro o engajamento e liderança da equipe. “A convivência com pessoas desconhecidas e estar sob o comando de profissionais que possuem vasta experiência internacional agregou muito valor aos nossos propósitos. Aprender uma nova realidade de trabalhar com socorro em estruturas urbanas é muito diferente da nossa rotina em áreas remotas, principalmente dentro de um metódico protocolo de desastre e em situação de guerra. Trabalhar com instrutores capacitados e comprometidos com o ensino é, de fato, algo muito significativo. Vencemos alguns importantes desafios e dentre eles destaco as técnicas de descida de um prédio de 6 andares, rastejo sob escombros e as marcações, nomenclaturas e siglas internacionais, um completo e enriquecedor conhecimento que vamos levar para a vida inteira“. Márcio finaliza enfatizando que a equipe dos Águias agora está preparada para trabalhar e sabe se conduzir diante das situações reais. “Voltamos de lá com o respeito das pessoas e do comandante Bolívar. Foi gratificante ao extremo”.

O Expedicionista Thiago Mendes, que assume o comando do Grupamento Especial de Operações Táticas, Buscas e Salvamentos declara a sua emoção ao completar mais uma missão em busca pelo conhecimento. Responsável pela Logística Operacional e possuidor de experiência em operações de intervenção em situação de emergências e desastres, o Expedicionista Thiago Mendes fala da oportunidade de conhecer pessoas engajadas e profissionais que fazem uma Instituição séria igual a BUSF. Mendes, que já atuou em diversas operações reais, tendo sido destaque nas operações de salvamento num abrigo de idosos e nas buscas e resgate em áreas de montanha, falou da grande importância de se buscar um conhecimento sobre a utilização de protocolos internacionais e enalteceu a capacidade de toda a equipe de alunos e instrutores no desdobramento de normas e procedimentos para uma atuação eficaz. “O curso, além de deixar claro o emprego de técnicas e adoção de medidas protocolares tem a capacidade de desenvolver e fortalecer pessoas enquanto seres humanos. As técnicas, os termos técnicos e todo o desenvolvimento das ações só tem sentido quando temos a clara compreensão daquilo que estamos fazendo. E isso é muito marcante. Todos na mesma linguagem para um objetivo comum. A vibração e o que representa a farda do Expedicionista é algo indescritível quando a gente experimenta a realidade. Nos dedicamos ao máximo e concluímos com mérito a missão. Cada momento é um momento especial. Honrar o nome da instituição e de seus integrantes é o que nos torna cada vez mais comprometido, unido, integrado e forte”

O Mestre dos Águias, Avt 1º Mestre Cleiton Pimentel parabeniza a sua honrosa equipe de homens e mulheres comprometida em valorizar o seu conhecimento para a atuação mais qualificada e eficaz. O mestre enaltece a garra e determinação de seus integrantes para cada vez mais agregar valor tanto pessoal, quanto Institucional. Pimentel destaca com muito orgulho e honra a capacidade de agir da sua equipe, o que potencializa a identidade de uma Instituição séria para o cumprimento dos seus ideais da melhor qualidade de vida.
Parabéns à nobre missão dos Águias. Sempre Presentes e Atuantes
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: Divulgação
CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa
Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ0 0