Profissionais de Teresópolis, Sapucaia, Nova Friburgo e São Gonçalo se qualificam para atuarem em situações adversas

No último final de semana, nos dias 19 e 20 de julho de 2025, o Centro de Treinamento de Operações do Padrão Águias, situado na Serra do Vulcão, 2º Distrito de Teresópolis, foi palco para mais uma edição do curso de Resgate em Áreas Remotas, promovido pela Organização dos Águias em parceria com o Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis (GRAVT).
A formação da 9ª turma contou com a participação de socorristas, bombeiros civis, profissionais de atendimento pré-hospitalar e profissionais de saúde, residentes dos municípios de Teresópolis, Sapucaia, Nova Friburgo e São Gonçalo. O curso foi minuciosamente planejado para capacitar os socorristas a atuarem em cenários de difícil acesso, como florestas e áreas montanhosas, onde a agilidade, preparo técnico, condicionamento físico, técnicas de progressão ao terreno e capacidade de adaptação são cruciais para salvar vidas.
Durante dois dias intensos, os cursistas enfrentaram situações simuladas em ambientes hostis, sendo desafiados a aplicar técnicas preliminares de sobrevivência, resgate em terrenos instáveis, transporte seguro de feridos, acuidade visual noturna e suporte básico de vida. Os exercícios foram realizados em área de mata fechada, sob condições controladas que reproduzem fielmente os obstáculos enfrentados em operações reais.

O curso contou com a coordenação técnico-operacional de Cleiton Pimentel, AVT 1º Mestre e Comandante-Chefe do Padrão Águias, e do socorrista Luciano Fernandes, Comandante do Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis.
Durante a capacitação, Cleiton Pimentel destacou a importância da busca constante por conhecimento prático e efetivo:
“Capacitar profissionais para preservar vidas exige esforço contínuo e comprometimento. É essencial estarem preparados para atuar com precisão nas operações de busca, resgate e salvamento. Vivemos em um mundo onde a interação com a natureza é cada vez mais frequente — muitas vezes sem a devida consciência dos riscos, pela falta de conhecimento e sensibilidade diante do perigo.”
Luciano Fernandes, comandante do GRAVT, também enfatizou o valor da formação contínua na preparação de profissionais altamente capacitados:
“O socorrista deve estar sempre pronto para agir com precisão em momentos críticos. Não há espaço para improvisos quando vidas estão em risco. O compromisso da nossa instituição é investir no aprimoramento técnico desses profissionais, para poderem fazer a diferença e salvar vidas.”
O apoio instrutivo ficou a cargo dos Expedicionistas Guilherme Reis e Márcio Raphael, ambos da 2ª Brigada Verde – Filial Nova Friburgo e do Socorrista Matheus Regadas, do Grupamento de Resgate Anjos da Vida de Teresópolis, que trouxeram sua expertise em progressão de terreno, incursões noturnas e simulações de alta complexidade.

União pela Vida
A parceria entre Padrão Águias e GRAVT reforça o compromisso com a excelência na formação de profissionais capazes de atuar com segurança e eficiência nos mais variados cenários. Mais que um curso, trata-se de uma missão conjunta de fortalecimento da cultura do resgate e valorização da vida humana.
Batizada de Operação Sintonia, a 9ª Turma do curso de Resgate em Áreas Remotas viveu uma jornada intensa de aprendizado técnico e superação pessoal. Os participantes relataram uma experiência profunda e transformadora, marcada pelo espírito de coletividade e uma impressionante sintonia entre todos os envolvidos — alunos, instrutores e equipe de apoio. Em cada fase do curso, demonstraram união, resiliência e entrega total às atividades propostas.
O alto nível das instruções, a superação de limites físicos e emocionais, e a aplicação prática de habilidades como atendimento pré-hospitalar, sobrevivência e tomada de decisão em ambientes adversos foram amplamente reconhecidos como pontos de destaque. Os instrutores foram elogiados pela competência técnica, empatia e comprometimento, proporcionando uma atmosfera de motivação e confiança. Para muitos formandos, o curso representou mais que capacitação profissional: foi um reencontro com a coragem, o trabalho em equipe e o poder transformador do autoconhecimento.
MATÉRIA: CEDIR / PAAO (CECP) – FOTOS: GUILHERME REIS / Divulgação
CENTRO DE ESTATÍSTICA, DOCUMENTÁRIO, INFORMAÇÃO E REGISTRO
Todas as matérias estão sob a responsabilidade de Cleiton Evandro Corrêa Pimentel (CECP) –Reg. Profissional Jornalista – Min Trab nº 0039699/RJ